A aguardada nova geração da Suzuki GSX-R 1000 pode demorar um pouco mais do que pensávamos para ser lançada. Novos indícios apontam que o modelo atual vigorará, pelo menos por mais um ano.
Segundo o VisorDown, novos documentos de homologação foram arquivados pela California Air Research Board (CARB), uma agência reguladora de emissões de poluentes norte-americana. Há papelada de homologação para os três modelos atuais, (600, 750 e 1000cc) por mais um ano.
Outro indício é o acréscimo do ABS de série ao modelo 2015. O sistema anti-bloqueio será obrigatório em todas as motos do continente europeu a partir de 2017, o que significa que a atual geração provavelmente estará disponível até meados desse ano, no mínimo.
Isso não quer dizer, contudo, que não veremos lançamentos em breve. Os fabricantes tem aderido à tendência de lançar modelos com bastante antecedência em relação à sua chegada às concessionárias. Por exemplo, a Suzuki divulgou a nova V-Strom 1000 em 2012, já como modelo 2014.
Embora a GSX-R esteja há muito defasada, há de se reconhecer que a moto ainda oferece inegáveis qualidades dinâmicas e de custo-benefício. Na Europa e no Brasil, ela é a superbike mais barata para se comprar, frente à suas rivais japonesas e suas vendas são estáveis.