Depois de reformular a YZF-R1 em 2014, a Yamaha agora busca fazer o mesmo com sua superbike média, a YZF-R6. A nova geração, que deve chegar às concessionárias em 2017, será muito semelhante à irmã mais velha.
A informação vem da revista Young Machine, já conhecida por acertar alguns furos. De acordo com os japoneses, a Yamaha registrou as patentes da nova R6 há algumas semanas, deixando pistas sobre as modificações que se seguirão.
No que concerne ao design, a nova R6 será praticamente idêntica à R1, com os faróis na mesma posição e o mesmo estilo de escapamento. O motor de quatro cilindros também deve passar por alterações, principalmente para se adequar às novas normas antipoluição da União Europeia (Euro4).
Além de tudo, a R6 deve ganhar um novo pacote eletrônico, com controle de tração, ABS de última geração e vários modos de pilotagem. A R1 conta com a central eletrônica (chamada de Inertial Measurement Unit) mais avançada da Bosch, capaz de controlar inúmeros parâmetros da motocicleta. É possível que a R6 venha com o mesmo dispositivo.
Sem receber grandes atualizações há dez anos, a YZF-R6 é uma das superbikes médias mais respeitadas entre os pilotos, já acumulando inúmeras vitórias em diversos campeonatos. A Yamaha busca agora recuperar a liderança perdida para as rivais, Triumph Daytona 675 e Kawasaki ZX-6R, mais atuais.