Foram flagrados vários protótipos da KTM que denunciam a chegada de uma nova linha Super Adventure, agora com o novo motor de 1390cc inaugurado no ano passado. Três modelos diferentes foram avistados em fase final de testes.
O motor de dois cilindros em linha, com exatos 1.350 cm³, foi introduzido no final do ano passado na nova KTM 1390 Super Duke R disponibilizando impressionantes 190 cv a 10.000 rpm (10 cv a mais) e 145 Nm de torque a 8.000 giros.
Esse mesmo motor deve se espalhar pelo restante da linha, como aconteceu com nas gerações 1190 e 1290. A versão Super Duke GT já foi flagrada em testes em duas oportunidades diferentes, em fevereiro e em abril e agora o mesmo acontece com a linha Super Adventure.
A primeira delas é uma big trail, com rodas raiadas de 21 e 17 polegadas (acima) que tem tudo para se chamar KTM 1390 Super Adventure Rally. O design é claramente inspirado nas motos do Dakar da empresa, com para-brisa alto e vertical, além de um tanque de grande capacidade.
O chassi parece ser semelhante ao quadro atual da 1290 Super Adventure, assim como o braço oscilante de alumínio fundido e os componentes da suspensão WP. Mas o assento é muito mais plano, a aparência é menos volumosa o painel é uma nova tela TFT vertical.
O próximo protótipo avistado (acima) é um pouco diferente, com rodas de liga leve de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira e pneus voltados para o asfalto. A suspensão é visivelmente mais baixa e mais firme. Essa moto tem tudo para se chamar KTM 1390 Super Adventure S.
O design é mais angular e o tanque de combustível é mais rebaixado, com faróis semelhantes ao da linha Duke, que dispensam a lente frontal por uma moldura vazada de luzes de LED. Fica visível ainda o sistema de radar frontal envolvido em uma caixa para uma aparência geral mais elegante.
Por fim, nosso intrépido fotógrafo avistou um protótipo (abaixo) que já havia sido flagrado antes, em janeiro desse ano. Bastante volumoso e com rodas de 17 polegadas em ambos os eixos, este deve ser a versão crossover da linha Super Adventure, com muitas semelhanças com a linha Super Duke.
Há um novo braço oscilante – que parece uma peça de protótipo em vez de uma peça de produção – e um escapamento de aparência temporária. Ao contrário dos outros, está claro que a KTM também está trabalhando no motor deste protótipo, como denuncia a caixa plástica na frente das pernas.
Como sempre, a KTM tem um grande número de projetos em andamento. Há fabricantes que se destacam por um maior conservadorismo, como a Royal Enfield, ou maior descrição no desenvolvimento de novos produtos, mas a KTM está sempre buscando a última palavra em modernidade.
Além destas e da referida KTM 1290 Super Duke GT, mencionada anteriormente, a empresa austríaca ataca em outras frentes, e confirmou que vai lançar a esportiva 990 RC R em 2025, com objetivos ambiciosos de até entrar no WorldSSP com ela.
E o melhor de tudo é podemos esperar algumas dessa novidades por aqui, já que o estabelecimento de uma fábrica em Manaus parece fadada a acontecer, o que finalmente colocaria a KTM em pé de igualdade no Brasil com suas rivais europeias, BMW Motorrad, Triumph e Ducati.