Foi flagrado rodando em testes pela Europa um novo protótipo da KTM que tem tudo para ser a nova Duke 790. A motocicleta terá duas versões e será a aposta da marca austríaca para o segmento de nakeds médias a partir de 2018.
O modelo já havia sido apresentado como conceito no Salão de Milão do ano passado, com a KTM já fornecendo alguns detalhes a seu respeito. O protótipo fotografado é claramente semelhante, mas com diversas modificações visando o seu licenciamento para uso urbano, como suporte para placa e espelhos retrovisores.
O escapamento, por exemplo, que no conceito era uma diminuta peça debaixo da rabeta, foi substituído por uma ponteira cônica mais convencional à direita, provavelmente para passar pelos rigorosos limites de emissões do Euro4. O assento é menos radical e está dividido em duas partes, para acomodar o garupa, com uma alça de apoio atrás.
Apesar das inevitáveis modificações, muito do conceito original permaneceu. As aletas e o tanque de combustível são idênticos, assim como a suspensão dianteira invertida WP e o para-lamas. Os freios são da marca espanhola J.Juan, mas a versão definitiva deve ganhar modelos Brembo. O painel é um visor multifuncional em TFT com o restante da linha.
O diretor de vendas da KTM, Hubert Trunkenpolz confirmou aos jornalistas britânicos do Motorcycle News que a Duke 790 é uma realidade e deve estar nas concessionárias no primeiro semestre de 2018. Haverá duas versões: uma standard, com 97 cv e outra “R”, com 115 cv e detalhes adicionais.
A Duke 790 será a opção da KTM para o concorrido segmento de nakeds médias, buscando roubar adeptos da Yamaha MT-09 e da novíssima Triumph Street Triple 765, que foi lançada no mês passado e os austríacos estão se baseando para compor a versão final de sua motocicleta. O modelo parece ter suas formas bem encaminhadas e deve ser visto nos salões do final do ano.