Foi espionada em testes na Espanha um protótipo que tem tudo para ser a nova KTM Duke 390. A motocicleta austríaca ganhará uma nova geração que deve estar disponível para vendas a partir de 2017.
O flagra, feito por espiões do Motorcycle News, revela um modelo inteiramente revisto, com novos painéis laterais, tanque de combustível remodelado, assento atualizado e uma lâmpada traseira revisada.
As mudanças, no entanto, não são apenas estéticas. O motor deverá ter profundas modificações, primeiramente para satisfazer as novas normas de emissões de poluentes da União Europeia (Euro4) e também para manter a moto competitiva contra o aumento da concorrência.
Vale lembrar que no final do ano passado, o CEO da KTM, Stefan Prier admitiu em uma entrevista que a linha Duke abaixo de 500cc receberia novos motores em breve. O objetivo é criar uma combustão mais estável, com uma entrega de combustível mais eficiente, resultando em mais potência e melhor consumo.
Uma das expectativas é de que o novo motor tenha um eixo balanceador na cabeça do cilindro como na nova Duke 690, apresentada no ano passado. Esse recurso serve para amaciar a resposta do motor em baixas rotações, dando ao bicilíndrico a mesma suavidade de um monocilíndrico.
A KTM é hoje a maior fabricante da Europa em volume de vendas e trabalha incansavelmente para renovar seus produtos. A linha Duke é uma das maiores prioridades, principalmente depois do lançamento da BMW G310R, sua rival histórica. Além da 390, outro modelo maior, de 800cc está em desenvolvimento.