Já se passou uma década desde que a KTM lançou a Duke 125 e os modelos maiores de 200 e 390cc que vieram na sequência. Agora, a linha está à beira de uma reformulação completa conforme revelam as imagens desse prototipo.
Flagrado em testes perto da fábrica da KTM em Mattighofen, Áustria, o protótipo avistado em testes provavelmente é o modelo de 200cc. Os três, no entanto, utilizam as mesmas partes de chassi e ciclística por uma questão de economia de custos.
O motor, claramente um monocilíndrico refrigerado a água, não tem muito a ver com os atuais visualmente. As tampas são novas e o que podemos ver da fundição com o cilindro também parece diferente dos 125, 200 ou 390 existentes.
Certamente o trabalho está se concentrando em adequar esses motores às novas leis de emissões do Euro5 que passaram a ser obrigatórias em janeiro. O desafio é como torná-los mais amigáveis ao meio ambiente sem perder potência.
O quadro é outro elemento que se afasta dos modelos atualmente disponíveis. Agora existem tubos superiores e inferiores mais grossos e paralelos conectados por suportes triangulares, mais como uma treliça convencional.
O subquadro também é uma peça fundida nova, assim como o braço oscilante que agora conta com um reforço estrutural na parte de cima. Pinças ByBre (segunda linha da Brembo) estão presentes na dianteira e traseira enquanto que os garfos invertidos continuam a ser WP.
No design, os painéis laterais projetando-se para frente tem uma clara influência da 1290 Super Duke R, enquanto a traseira remete à Yamaha FZ25. Entretanto, é bastante provável que a KTM ainda não tenha chegado à versão definitiva.
Protótipos da Duke 390 e, mais recentemente, da RC390 tem sido avistados com frequência, de modo que o lançamento não deve demorar muito. Mas com os problemas decorrentes da pandemia, isso acontecerá aos poucos.