Foi flagrado rodando rodando em testes um protótipo KTM que tem tudo para ser um novo modelo da linha 890. Ao que tudo indica, será uma inédita crossover média.
Nas fotos publicadas pelo MCN, vemos que o chassi é claramente o da 890 Adventure, mas com para-lama baixo e rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas em pneus esportivos. Além disso, a balança foi alongada, o que claramente aumentou a distância entre-eixos do protótipo.
A suspensão parece ser a mesma da Duke 890, assim como os freios. Já o conjunto óptico dianteiro e o subchassi vem da 890 Adventure, o que demonstra claramente o objetivo dos engenheiros austríacos em misturar os dois estilos – o que caracteriza o segmento crossover.
Eles ainda retiraram os grandes tanques laterais da 890 Adventure em favor de um único tanque de combustível sobre o topo do motor, junto com alguns novos plásticos para combinar. Isso deve significar um pouco menos de proteção contra o vento da moto off-road, mas a compensação chega através de um menor peso.
O segmento crossover está em alta, com várias opções na faixa média, como Yamaha Tracer 7, Kawasaki Versys 650, Honda NC750X e BMW F750GS. Na semana passada, a Triumph anunciou a sua opção, a Tiger Sport 660, e a Honda vai fazer o mesmo na semana que vem com a NT1100 (embora seja um pouco maior).
Já a KTM deve ter se dado conta que não tem nenhum modelo nessa faixa de segmento. Suas opções, ou são radicalmente esportivas (Duke 890R), off-road (890 Adventure) e, as vezes, supermoto. Apenas a cara e inacessível 1290 Super Duke GT aproxima-se da proposta. A novidade deve ser apresentada em 2022.