Foi flagrado rodando em testes na Áustria um novo protótipo KTM 890 diferente dos atuais. Com rodas esportivas e suspensão alta, a motocicleta pode ser a versão crosssover da linha 890.
Desde que introduziu o motor de dois cilindros LC8 de 890cc há dois anos, a KTM criou duas linhas distintas de motos: as urbanas Duke, com modelos standard e esportivos; e as estradeiras Adventure, igualmente com opções mais e menos esportivas. O novo protótipo parece reunir o melhor dos dois mundos.
A fotografia conseguida pelo Motorcycle News (acima) mostra que o protótipo utiliza rodas de 17 polegadas e pneus esportivos como nas Duke 890. Por outro lado, a altura em relação ao solo é bem maior lembrando as Adventure 890. O motor está quase inteiramente atrás de um protetor bastante protuberante.
Apesar de o farol manter as características da linha Duke, o design é completamente novo e claramente nota-se os suportes para a colocação de um para-brisa, inexistente nesse protótipo. O largo assento tem espaço de sobra para dois ocupantes e também notar o rack para um top case na parte de trás.
A impressão que fica é de que a fabricante de Mattighofen está se mobilizando para oferecer uma versão crossover da 890 Adventure, segmento que também cresceu muito nos últimos anos. Os engenheiros austríacos até podem ressuscitar a finada KTM 990 SMT, que chegou a dar as caras por aqui no início dos anos 2010.
Caso seja mesmo uma crossover, a nova KTM 890 S (vamos chamá-la assim) terá um plantel bastante grande de motos a enfrentar: Kawasaki Versys, Yamaha Tracer 7 e Tracer 9, BMW F900R e mais recente Honda NT1100. O lançamento pode acontecer no final do ano, já como modelo 2023.