Esse misterioso protótipo de KTM 790 Duke foi flagrado em testes ao longo do mês e parece mais forte e musculoso que a atual. Estaria a marca austríaca planejando uma “890 Duke” para o final do ano?
Durante um treinamento de pista, um atento fotógrafo notou uma suposta KTM 790 Duke com fios desconectados e uma bagagem inusitada que chamava a atenção para o propósito. Além disso, os piscas estavam cobertos por fita isolante.
A motocicleta também continha pinças de freio monobloco Brembo, um novo cilindro mestre radial e garfos WP completamente ajustáveis. Embora não seja visível nas fotos, é presumível que o amortecedor traseiro também seja.
De acordo com a revista alemã Motorrad, a descobridora das fotos, o piloto de testes é bem conhecido: Jeremy McWilliams, ex-piloto de MotoGP, que tem realizado o trabalho de garoto-propaganda da KTM nos últimos anos, inclusive com a 790 Duke.
A KTM poderia aumentar a cilindrada da 790 Duke para 890cc, visando atender os novos limites de emissões do Euro5 sem grandes problemas. Embora isso não signifique mais potência, a medida faria com que os novos modelos adotassem maiores catalisadores sem perder os atuais 105 cv e 8.77 kgf.m.
Outra indicação de que esse pode ser o caminho da naked média foi o lançamento dessa motocicleta de competição fabricada pela Krämer Motorcycles. A empresa alemã aumentou a cilindrada da 790 Duke para 890cc, tirando do motor LC8 130 cv de potência e 10,20 kgf.m de torque.
A KTM, no entanto, poderia apenas aumentar a cilindrada da 790 Duke R, a versão de maior especificação que tem como grande rival a Yamaha MT-09 SP. A concorrência deve ficar ainda mais acirrada no ano que vem, com a chegada de uma Triumph Street Triple RS mais forte. As dúvidas devem ser respondidas no Salão de Milão, que esse ano acontece entre 5 e 10 de novembro, na Itália.