Mais uma vez foi flagrado em testes um protótipo da KTM 390 Duke extensamente atualizado para 2022. A pequena naked austríaca está com uma nova carroceria, além de quadro e motor revisados.
Embora o conjunto de faróis de LED tenha sido mantido, a carroceria foi extensivamente retrabalhada, apresentando novas e agressivas aletas nas laterais do tanque de combustível, claramente inspiradas na 1290 Super Duke R recém apresentada. Os espelhos retrovisores, inclusive, são os mesmos.
No lado esquerdo podemos ver que a aleta contém uma pequena entrada de ar. A peça pode ter sido desenvolvida para ter uma dupla função: desviar o ar ao piloto – sempre um grande problema em uma naked – e ajudar a resfriar o motor. No entanto, este elemento de design é assimétrico, já está ausente do lado direito, o que é bastante incomum.
As carcaças do motor monocilíndrico de 373,2 cm³ também foram redesenhadas, o que significa que, embora seja essencialmente o mesmo, apresentará algumas atualizações para enquadrar-se ao Euro5. Atualmente são fornecidos 45 cv a 9.000 rpm e 37 Nm a 7.000 rpm. Espere pequenas mudanças nesses números.
O perfil lateral do protótipo revela que a nova Duke 390 terá um quadro revisado, além de um novo subchassi e braço oscilante, os mesmos já vistos na Duke 200. Outras atualizações notáveis incluem um monoamortecedor montado na lateral, para-lama traseiro curto, novas tampas de radiador e piscas de LED mais finos.
A motocicleta ainda conta com um novo escapamento que foi redesenhado, não apenas para o Euro5, mas também para uma maior distância ao solo, e novas rodas fundidas de cinco raios, que substituem as de 10 raios do modelo atual. Por outro lado, a suspensão dianteira invertida WP parece ser a mesma.
A última vez que a Duke 390 foi extensamente atualizada foi em 2017. Para o modelo 2022, cinco anos terão se passado, exatamente o tempo que a marca austríaca procura dar para as gerações de seus modelos. Isso significa que o lançamento deve acontecer ainda esse ano. A versão carenada RC390 também foi flagrada recentemente.