Foi flagrado rodando em testes o protótipo da nova KTM 390 Duke, que deve estrear em breve. A naked mais popular da marca austríaca traz praticamente tudo novo.
O quadro, embora permaneça do mesmo conceito (treliçado tubular de aço), está com um novo design, assim como o subquadro. É o mesmo caso do braço oscilante, que mantém as “nervuras” internas, mas com um desenho diferente, assimétrico, tipo banana à direita e reforçado à esquerda.
O garfos invertidos WP agora são ajustáveis e possivelmente o amortecedor traseiro também. Este, por sua vez, está localizado no lado direito, bem mais na horizontal, e não centralizado como na Duke atual. Um sistema que lembra o da Kawasaki Versys 650.
Na parte de frenagem, podemos observar que o disco dianteiro foi movido para o lado direito (atualmente está do lado esquerdo) e é fixado diretamente no aro, com uma pinça de ancoragem radial. O diâmetro parece maior por causa disso.
Externamente, o motor parece diferente do atual monocilíndrico de 373 cm³ e o escapamento agora sai pela parte de baixo com o catalisador formando um grande bojo, no estilo Yamaha XJ6. É possível que tenha crescido em deslocamento, se aproximando de 400cc.
O aspecto geral do design desenvolvido pelo estúdio Kiska permanece o mesmo, mas também foi modificado. As abas laterais do tanque estão ainda mais longas e farol “cara de alienígena” está dividido, com o que parecem ser luzes diurnas ao redor. A lanterna traseira também é diferente.
A KTM sempre caprichou na parte eletrônica da Duke 390 e agora não deve ser diferente. Há uma nova tela TFT colorida, que deve trazer as últimas atualizações em termos de gadgets. Rodando já sem disfarces, a moto pode ser apresentada nos próximos meses.