Foi flagrado rodando em testes na Índia um protótipo da KTM 390 Adventure. A mais acessível das motos aventureiras da marca austríaca pode vir com importantes novidades, principalmente o motor.
O motor desse protótipo provavelmente já é o novo monocilíndrico de 399 cm³ que estreou na KTM 390 Duke em novembro do ano passado. Ao que tudo indica, o propulsor anterior, de arquitetura semelhante, porém com 373 cm³, deve ser aposentado. O rendimento é praticamente o mesmo, 45 cv.
Podemos notar também que a 390 Adventure vai ganhar a nova cara da KTM: os faróis estilo projetor já não tem um envólucro de plástico e ficam à mostra, um design que já foi visto nas Adventures e Dukes de maior deslocamento nos últimos lançamentos.
A estrutura tubular treliçada de aço da nova KTM 390 Adventure parece semelhante ao da nova 390 Duke. O braço oscilante, por outro lado, tem um novo formato e um amortecedor de mola descentralizado e diretamente ligado à direita.
Outros detalhes são o grande painel TFT posicionado em posição elevada no cockpit e o para-brisa alto. Este possui um curioso orifício alongado na parte superior, provavelmente para evitar turbulência na área do capacete. Talvez esse recurso não permaneça no veículo finalizado.
O protótipo é aparentemente a versão com para-lama alto e rodas raiadas, provavelmente de 21 e 17 polegadas. Ainda não se sabe se haverá uma versão do modelo 390 Adventure com rodas de alumínio fundido, mas provavelmente sim.
A KTM 390 Adventure atual tem o peso a seco (sem combustível no tanque) declarado de 159 kg e não se espera que a nova 390 Adventure seja significativamente mais leve ou significativamente mais pesada. O modelo deve ser lançado no final do ano já como modelo 2025.