Foi flagrado rodando em testes o protótipo da próxima KTM 390 Adventure. O modelo polivalente da linha média da marca provavelmente vai ganhar todas as novidades introduzidas na 390 Duke lançada no mês passado.
A maior novidade da 390 Duke é o seu novo motor o monocilíndrico LC4c (de compacto), que teve o seu deslocamento volumétrico aumentado de 373 cm³ para 398,7 cm³. Seus números chegam agora a 45 cv cv a 8.500 rpm e 39 Nm de torque a 7.000 rpm.
Não são grandes aumentos, mas a distribuição do desempenho é melhorada pelo curso mais longo, reduzindo o pico de potência de 9.500 rpm para 8.500 rpm. Além disso, é possível utilizar catalisadores maiores para atender às normas antipoluição do Euro5+, que passa a vigorar em 2024.
Nota-se claramente nas fotos as tampas laterais do novo motor, assim como o sistema de transmissão. O quadro ainda é de treliça de aço, mas aparenta ter sido completamente retrabalhado para alcançar maiores níveis de rigidez e peso.
Na nova 390 Duke, a KTM adicionou um chassi auxiliar de alumínio fundido, mas não está claro nessas imagens se 390 Adventure seguirá o exemplo. Um protótipo, parecendo ser mais antigo, tinha uma subestrutura de tubos de seção quadrada, enquanto esta é envolta em carroceria.
Quando se trata de suspensão, a 390 Adventure se afasta mais da 390 Duke e até de sua antecessora. Enquanto o modelo atual utiliza uma roda dianteira de 19 polegadas, o protótipo claramente está com aro de 21 polegadas, aliado a um para-lama mais alto.
A suspensão será da WP, como sempre, mas a balança perdeu o reforço externo que tem sido presença constante nas gerações anteriores, favorecendo um formato mais limpo (e mais fácil de limpar). A próxima geração parece ter uma abordagem mais séria em suas capacidades off-road.
É claro que há estilo foi totalmente atualizado, na forma de faróis empilhados cercados por um arranjo separado de luzes LED diurnas. O novo design já foi adotado na 390 Duke e na 1390 Super Duke R Evo apresentadas nas últimas semanas.
O para-brisa, alto e vertical, tem o visual “Rally Raid” estilo Dakar, cada vez mais popular na categoria. A peça se estende ao redor do farol, formando toda a carenagem frontal superior e dando-lhe uma grande semelhança com a sua parente que compete no Rali Dakar, a 450 Rally.
Nos últimos anos, a KTM se afastou da estratégia de lançar todos os seus novos modelos de uma só vez, colocando-os no mercado quando estiverem prontos. E o protótipo das fotos parece em forma quase final, o que significa que seu lançamento não deve estar muito longe.

