Já é certo que a Kawasaki vai apresentar a Z1100 em substituição à Z1000 nos próximos meses. Mas este novo documento de homologação revela que a marca japonesa pretende ir além e disponibilizar uma Z1100RS, com caracteristicas retrô.
Para atender aos últimos limites de emissões de poluentes sem perder potência, a Kawasaki aumentou a capacidade volumétrica do seu motor de quatro cilindros de rua, de 1.043 cm³ para 1.099 cm³. A Ninja 1100 SX e a Versys 1100 já estão no mercado, mas há mais por vir.
Documentos de homologação no CARB (o Conselho de Emissões da Califórnia) revelam que a naked Z1000 é o próximo modelo da linha a ganhar a nova motorização. Agora, foi descoberta uma nova homologação com a sigla “ZRT10 GT”.
ZRT10 era o código interno pela qual a Kawasaki chamava a antiga Zephyr 1100 (de 1992 a 1998), nas versões A, B e C, e a sua sucessora, ZRX 1100 (1998 a 2000). A sucessora da ZRX 1100, ZRX 1200, eram conhecidas pelos códigos de modelo ZRT 20 A e B.
Atualmente, a Kawasaki tem no mercado retrô apenas a Z900RS, que tem se mostrado um grande sucesso desde seu lançamento em 2017. Não seria nada difícil para eles fazer uma Z1100RS, com o mesmo motor e chassi de suas irmãs em uma nova carroceria de estilo clássico.
A concorrência prova que há demanda. A Yamaha tem a XSR 900 (versão retrô da MT-09) e a Triumph a sua Speed Twin 1200 RS. Mais recentemente a BMW entrou na briga com a R 12 nineT. A Kawasaki seria a única tetracilíndrica obviamente inspirada nas antigas Z1 e Zephyr.
Quando será lançada? Atualmente, há apenas uma homologação para o código ZRT 10 GT nos EUA. No entanto, ela se refere ao ano-modelo 2026, que nos EUA sempre vai de verão a verão. Isso significa de meados de 2025 a meados de 2026.