Foi flagrado rodando em testes na Áustria um protótipo Husqvarna de aspecto musculoso e agressivo, muito semelhante à Ducati Diavel. O modelo compartilha a mesma plataforma da KTM Super Duke R 1290, que também foi avistada com alterações.
Curta, angulosa, com uma rabeta mínima e suporte para a placa separado, a motocicleta chamou a atenção da imprensa europeia. Chassi, motor, balança, freios e rodas parecem vir da conhecida KTM Super Duke R 1290, marca que agora detém o controle da Husqvarna.
O design geral, assim como subchassi, assento único, escapamento, guidão e o pronunciado spoiler sob o motor parecem ser inteiramente novos, com uma posição de pilotagem semiesportiva. A imprensa está chamando o modelo pelo nome provisório de Husqvarna 1301 (devido à cilindrada exata do motor).
Trata-se de mais um passo da Husqvarna em ampliar sua linha urbana, impulsionada pela aquisição da KTM. A marca austríaca pretende colocar a empresa satélite entre as mais vendidas da Europa dentro de cinco anos. Outro modelo menor, o Vitpilen também já foi flagrado, em diferentes ocasiões.
Nova KTM Super Duke R também foi vista
Na mesma ocasião em que essas fotos foram tiradas, uma versão atualizada da Super Duke R 1290 também foi avistada. À primeira vista, a carroceria foi remodelada, com as aletas em um novo desenho para ficar em harmonia com as laterais do radiador. O farol (composto inteiramente por LEDs) mudou ligeiramente de forma.
Mas, especula-se que as principais alterações aconteceram no motor, que recebeu ajustes para se adequar às novas normas antipoluição da Europa (Euro4) e que sua irmã, Super Duke GT já recebeu. Isso inclui um escapamento redimensionado, e uma cabeça de cilindro redesenhada.
As mudanças, no entanto, não devem alterar a potência da Super Duke R, ficando por volta dos 173 cv à 9.500 rpm. O pico de torque também deve permanecer o mesmo, com 14,68 kgf.m a 6.750 rotações.
Acredita-se que também houve um aperfeiçoamento na parte eletrônica, com a Super Duke R ganhando o mais sofisticado sistema de freios ABS, que atua em curvas. O lançamento deve acontecer no final do ano.