A imprensa europeia está especulando que a Honda pode apresentar uma nova Transalp de 750/850cc no Salão de Milão desse ano. A big trail está descontinuada desde 2012.
Os rumores de um retorno da Transalp existem praticamente desde quando a Africa Twin voltou ao mercado em 2015. Ambas fizeram história nos ralis de enduro e nas estradas não pavimentadas dos anos 1990 e 2000.
Nos últimos meses, no entanto, os indícios tem se intensificado. Em fevereiro, por exemplo, descobriu-se que a Honda entrou com um novo pedido de registro para o nome “Transalp” nos EUA, que haviam sido cancelados em 2016.
Por outro lado, na Europa, Japão e Austrália os direitos de utilização do nome têm sido regularmente renovados nos últimos anos, o que sugere que a marca japonesa realmente deixou a nomenclatura de prontidão caso decida trazê-la de volta.
Há pouco mais de um ano, os britânicos do MCN, entrevistando o líder do projeto da Africa Twin, Kenji Morita, relataram esta citação: “Falando em adventure, não temos uma linha completa. Portanto, estamos pensando em um modelo médio entre a pequena CRF e a Africa Twin para atrair os jovens“.
Lançada como Honda XL600V Transalp em 1986, a motocicleta tinha originalmente um motor V-Twin de 583 cm³ que produzia 50 cv a 8.000 rpm e 5,3 kgf.m a 6.000 rpm. Em 2000 o modelo evoluiu para XL650V e em 2008 para XL700V, sua geração final.
A expectativa, entretanto, é de que a nova Transalp venha com o mesmo motor da aclamada NC750X, crossover de grande sucesso da Honda, mas sem muita aptidão para o Off-Road, como são a BMW F750/850GS, Triumph Tiger 900 e Yamaha Ténéré 700.
Mas é bom destacar que originalmente a Transalp sempre teve vocação mais estradeira do que aventureira, de modo que a criação de uma África Twin menor e mais esportiva também não está totalmente fora de questão.
Mais de uma fonte aponta que o lançamento da nova Transalp pode acontecer no Salão de Milão desse ano, se não for cancelado novamente pela pandemia. Como costumamos dizer, o tempo vai trazer as respostas.