Você já sabe bem que a Honda vai relançar a Transalp com 750cc muito em breve. Mas esse novo registro de patente revela o quão próxima a adventure média é da nova Hornet 750.
Embora as patentes geralmente apresentem desenhos genéricos, esta mostra uma moto que corresponde ao modelo pré série flagrado mês passado, com mesmo motor e quadro derivado da CB750A Hornet apresentada na semana passada. Tanto é que as imagens sobrepostas (acima) correspondem.
Além disso, o pedido de patente mostra que a Transalp 750 compartilha o mesmo farol da Hornet – ele próprio emprestado da CB500F – e parece combiná-lo com um para-lama dianteiro da CB500X e uma carroceria entre a NC750X e a Africa Twin 1100 em termos de design e postura.
O compartilhamento de peças não para por aí, pois a Transalp 750 também aproveita o sistema de escapamento da Hornet 750, embora seja montado em uma seção frontal de escape diferente para levantá-lo e alterar o ângulo um pouco.
O motor, peça central de todo o conjunto, também é o mesmo, um dois cilindros em linha de 955 cm³ com ordem de disparos a 270º que rende na Hornet 90,5 cv e 55,3 lb-ft de torque. É possível que na Transalp tenha sido feito um retrabalho priorizando mais torque em baixa.
As patentes não dizem, mas as chances são de que a parte eletrônica também seja totalmente transportada da Hornet, incluindo o painel digital TFT comunicável com o smartphone, com controles de voz para mídia, navegação, chamadas e mensagens.
As maiores diferenças estão na suspensão, com garfos mais longos e rodas maiores, bem como um braço oscilante estendido para aumentar a distância entre-eixos, relaxar a inclinação e aumentar a altura. As rodas são de 21 polegadas na frente e 18 polegadas na traseira.
O grande objetivo da Honda é roubar adeptos da Yamaha Ténére 700, embora pareça desde já que a Transalp 750 tem uma personalidade mais pacata, apesar do motor mais forte. O lançamento tem tudo para acontecer no Salão de Milão, em novembro.