A Honda anunciou hoje (14) que a nova geração da GL1800 Gold Wing já está nas concessionárias Dream da marca no país em duas versões. A lendária cruiser foi completamente revista em 2017.
Com as primeiras unidades da pré-venda já entregues aos clientes, o modelo está sendo oferecido por R$ 136.550,00 na versão standard e R$ 156.550,00 na versão Tour, que possui para-brisas mais baixo e visual mais limpo, sem o banco elevado do caroneiro.
Apresentada no Salão de Tóquio em outubro de 2017 depois de muitas especulações, a nova Gold Wing foi rapidamente anunciada pela divisão brasileira da Honda durante o Salão Duas Rodas daquele ano. Sua efetiva chegada às concessionárias, no entanto demorou a acontecer.
Apesar de manter o seu tradicional motor “Boxer” de 1.832 cm³ de seis cilindros contrapostos, a Gold Wing está mais potente, (126 cv contra 118 cv) e com mais torque (17,34 kgf.m ante 17,0 kgf.m) além de 3,8 quilos mais leve e 29 mm mais curto que o propulsor da geração anterior.
O chassi de dupla trave de alumínio também é inteiramente novo ficando mais rígido e 2 quilos mais leve. O mesmo pode ser dito da suspensão dianteira, que abdicou dos garfos convencionais para a adoção de um sistema de amortecimento centralizado, parecido com o da concorrente BMW K1600 GTL. Segundo a Honda, a agilidade melhorou 40%.
Mas é na parte eletrônica que a nova Gold Wing realmente se destaca. O modelo tem um novo painel em TFT de 7 polegadas, que fornece informações sobre a motocicleta, sistema de áudio, navegação, controle de tração, regulagem de suspensão e Cruise Control. O modelo é compatível com o Apple CarPlay e a conectividade é facilitada pela porta USB e Bluetooth.
O ABS é de última geração e distribui a potência nas duas rodas de acordo com o ajuste dos modos de pilotagem, que são quatro: Tour, Sport, Econ e Rain. A suspensão também se altera eletronicamente dessa forma. O modelo ainda conta com acelerador Ride By Wire, controle de tração, assistente de partida em subidas, airbag e câmbio DCT, semelhante ao da África Twin. Abaixo, a lista dos principais itens.
- Design revisto
- Sistema de gestão e controle do aquecimento e dos fluxos de ar
- Para-brisa regulável eletricamente variando inclinação e altura
- Cruise Control de ação gradativa com sistema TBW (Throttle By Wire)
- Top box para dois capacetes integrais
- Display TFT de 7″ com informações completas de áudio e navegação
- Conectividade Apple CarPlay, Bluetooth e USB
- Full-LED e indicadores de direção com desarme automático
- Smart Key com comando para abertura de malas laterais e top box
- Novo chassi dupla trave de alumínio
- Suspensão dianteira nova
- Suspensão traseira com nova balança monobraço Pro-Arm
- Regulagem eletrônica das suspensões
- Pré-carga da mola/amortecedor traseiro regulável eletricamente (Tour)
- Freios combinados D-CBS (Dual Combined Braking System) com ABS
- Novo motor boxer 6 cilindros de 1.833 cc, cabeçotes de 4 válvulas
- Acelerador eletrônico e 4 modos de pilotagem
- Controle de tração HSTC (Tour)
- Start&Stop com sistema ISG (Integrated Starter Generator)
- Sistema HSA (Hill Start Assist) para saídas em subida
- Novo câmbio DCT (Dual Clutch Transmission) com 7 marchas (Tour)
- Função ‘Walking Mode’ para manobras de estacionamento
- Integração total entre os 4 Riding Mode e o câmbio DCT (Tour)
A GL 1800 Gold Wing está sendo oferecida em apenas duas cores: vermelha para a versão standard e cinza fosco para a Tour. Ambas os modelos têm garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem e Honda Assistence em cinco países da América do Sul.