A Honda está preparando grandes novidades para a GL 1800 Gold Wing. Segundo novos registros de patentes, a próxima geração da cruiser japonesa terá uma suspensão dianteira inteiramente nova com sistema Duolever, semelhante ao utilizado pela BMW.
Esse recurso de alto padrão (fig.8) dispensa os garfos convencionais e os substitui por um grande amortecedor central posicionado abaixo da mesa do guidão. Este, por sua vez, se conecta a roda dianteira através dos rolamentos de uma articulação trapezoidal.
Trata-se de um sistema que aumenta consideravelmente a precisão em curvas. Mas, a maior vantagem é uma maior rigidez às torções, que agem tanto lateralmente quanto longitudinalmente e seria especialmente útil em uma motocicleta pesada como a Gold Wing.
Graças a isso, o para-lama dianteiro ficará com um formato radicalmente diferente, conforme a figura 7 (galeria abaixo) demonstra. Na verdade, toda a carroceria foi redesenhada da forma que o ar desvie do piloto com melhor eficiência. O design “grandalhão” característico, no entanto, permanece o mesmo.
Além da nova suspensão, Gold Wing pode vir com o mesmo câmbio de dupla embreagem (DCT) já presente na VFR1200F e África Twin além, é claro, de acelerador ride-by-wire, modos de pilotagem, controle de tração e ABS em curvas de diversos níveis controlados (talvez), pela badalada Unidade de Medição Inercial da Bosch.
A motocicleta também receberia um sistema de infotainment de primeira e se colocando em condições de igualdade à suas principais rivais, Harley-Davidson Ultra Limited e Indian Roadmaster, que recentemente lançou o equipamento mais completo do mundo nesse sentido, o Ride Command.
Essa não é a primeira vez que falamos das novidades da Gold Wing. Há mais de um ano vazam documentos acercas das mudanças na cruiser, mas agora parece que a Honda finalizou de vez seu desenvolvimento, cujo lançamento ainda é incerto. A motocicleta teve apenas cinco gerações em quarenta anos de história, a última ocorrendo em 2001.