As especulações de uma nova Honda CBR1000RR Fireblade não param. A suposta nova geração da superbike volta a estampar a capa de uma conhecida revista japonesa, que está apostando em sua chegada para 2020.
A revista em questão é a conhecida Young Machine, responsável por alguns furos de reportagem no passado e por alguns erros também. Por isso o que fazemos aqui é apenas reproduzir o que eles estão dizendo agora.
Em sua mais nova ilustração, a suposta nova Fireblade rompe completamente com o design atual da superbike e fica muito mais próxima da RC213V, a máquina que a Honda utiliza na MotoGP. E vocês podem adivinhar o motivo disso, não é mesmo? Motor V4!
Os japoneses acham que a nova geração da Fireblade vai aposentar o motor de quatro cilindros em linha e adotar um V4 derivado da RC213V, nos mesmos moldes que a Ducati fez com a Panigale V4, originária da Desmosedici GP15.
Esse motor teria uma série de inovações, como um novo sistema de válvulas variáveis (VTEC), cujo projeto já foi flagrado aqui. A potência deve ficar em torno dos 230 cv, o novo teto estipulado pela guerra de cavalaria nos últimos anos.
Criar uma “Fireblade V4” traria uma série de benefícios à Honda. Utilizaria a base de um motor com desenvolvimento garantido (RC213V) em uma moto de rua, aproveitando toda a publicidade e o prestígio pelo caminho. Essa moto também pode seria homologada para participar do Mundial de Superbike, nova fonte de interesse da marca. Tudo faz sentido, não?
Lançada em 2016, a última geração da CBR1000RR Fireblade soou mais como uma evolução do que uma revolução e deixou seus (muitos) fãs decepcionados. Os fracos resultados nas pistas também não cooperaram. Segundo a Young Machine, a nova moto deve aparecer ainda esse ano, no Salão de Milão. Chegou a hora da revolução?