Apesar da grande expectativa, a nova Honda CBR600RR não deve ser disponibilizada no mercado ocidental – leia-se Estados Unidos e Europa. O principal motivo são as leis de emissões de poluentes e o preço.
A American Honda confirmou ao Asphalt and Rubber que a supersport será disponibilizada Japão e talvez a alguns outros mercados asiáticos selecionados, principalmente para fins de homologação de corrida, o que significa que provavelmente será feita em um pequeno volume de produção.
Nos EUA, as leis de emissões flexibilizam-se de estado para estado, embora as regulamentações da Califórnia sejam a referência. Agora compatível com o Euro4, a nova CBR600RR teria, como principal entrave, o preço: $ 11.800 no varejo, o que a coloca próxima demais das 1.000cc sem o mesmo desempenho.
Na Europa, onde os limites de emissões do Euro5 são bem mais rigorosos, a CBR600RR está literalmente impossibilitada de ser comercializada. Fontes japonesas dizem que o modelo 2021 atende aos atuais regulamentos japoneses, que são aproximadamente equivalentes ao Euro4.
Descontinuada em 2016, a CBR600RR está de volta em 2021 com uma nova eletrônica e carroceria revisada contendo asas (talvez para ajudar em seu voo final ao paraíso das motos, já que esta é provavelmente será a última atualização). Mecanicamente, no entanto, o modelo parece idêntico à anterior.
Sem dúvida, uma má notícia para os diversos fãs da CBR600RR no Brasil, que já estavam sonhando com o seu retorno às concessionárias. No entanto ainda devemos aguardar a palavra oficial da Honda, que apresentará formalmente a motocicleta em 21 de agosto.