Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Nova Honda CBR1000RR Fireblade terá mudanças radicais

Lucas Carioli 20 de julho de 2016


Surgiram novidades sobre a nova geração da Honda CBR1000RR Fireblade. O novo modelo terá um índice de mudanças maior do que o esperado, tanto no design quanto nas suspensões, eletrônica e motor, com uma potência maior.

Fireblade 2017 Draw
Assim pode ser o visual da nova CBR1000RR. (Imagens: Motorcycle News)

As descobertas foram feitas pelos britânicos do Motorcycle News, que estão acompanhando de perto o andamento do projeto. Eles afirmam que a CBR1000RR receberá uma reforma maior do que imaginada inicialmente, citando como referência uma fonte japonesa.

“As alterações na nova moto são muito significativas e tem havido muito trabalho para tornar a moto mais competitiva em relação às rivais rivais“, disse a fonte. “A perda de peso vai ajudar a moto a contornar curvas com muito mais facilidade e aqueles que testaram já disseram que a moto ficou muito mais nítida.” Estima-se que o “emagrecimento” possa chegar à 8 kg.

Fireblade 2017 Draw 3
Desenho do novo sistema de indução de ar da CBR.

Outras fontes dizem que a Honda está tentando deixar a motocicleta mais “visceral” do que a comportada versão atual. È esperado um incremento na potencia do motor de quatro cilindros. O MCN aposta que o rendimento deve ficar na casa dos 180 cv e não superando a barreira dos 200 cv como fazem a Kawasaki ZX-10R, BMW S1000RR e Ducati 1299 Panigale.

Para isso, está sendo projetado um novo sistema de indução de ar (Ram Air), um novo cabeçote, uma injeção de combustível revista além de um novo esquema para reduzir o atrito interno do motor. Para controlar tudo, a afamada Unidade de Medição Inercial (IMU) da Bosch, já presente na Yamaha YZF-R1.

Fireblade 2017 Draw 2Isso abre a possibilidade de que a Fireblade incorpore os últimos e avançados sistemas de controle de tração, controle anti-wheelie, múltiplas opções de ABS (inclusive em curvas) e modos de pilotagem, assim como a revolucionária suspensão ativa.

A fabricante sueca Öhlins está trabalhando junto à Honda para desenvolver o melhor conjunto para a Fireblade. Eles irão fornecer aos japoneses a ultima versão da suspensão semi-ativa “Smart EC”, vista pela primeira vez na 1299 Panigale S. O sistema permite o ajuste contínuo das suspensões às irregularidades do piso deixando, é claro, a moto muito mais estável.

Finalmente, no design a CBR1000RR terá novidades, mas não espere uma revolução nesse sentido, e sim apenas uma evolução. Segundo os ingleses, o conceito da CBR250RR dá pistas de como a nova geração de motos esportivas da Honda pode vir a ser daqui em diante: faróis estreitos, um encaixe melhor para o piloto e rabeta afilada.


Tags: CBR1000RR Fireblade Honda

Continue Reading

Previous: Ilustrações revelam que Kawasaki pretende atualizar Ninja 1000
Next: Novos desenhos revelam mudanças significativas na Suzuki Bandit

Leia também

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca
  • Segredos

Suzuki GSX-8T e GSX-8TT são os próximos lançamentos da marca

12 de junho de 2025
Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos
  • Segredos

Kawasaki Z1100: mais detalhes descobertos

22 de maio de 2025
Ducati também está desenvolvendo transmissão automática
  • Segredos

Ducati também está desenvolvendo transmissão automática

21 de maio de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.