Surgiram novidades sobre a nova geração da Honda CBR1000RR Fireblade. O novo modelo terá um índice de mudanças maior do que o esperado, tanto no design quanto nas suspensões, eletrônica e motor, com uma potência maior.
As descobertas foram feitas pelos britânicos do Motorcycle News, que estão acompanhando de perto o andamento do projeto. Eles afirmam que a CBR1000RR receberá uma reforma maior do que imaginada inicialmente, citando como referência uma fonte japonesa.
“As alterações na nova moto são muito significativas e tem havido muito trabalho para tornar a moto mais competitiva em relação às rivais rivais“, disse a fonte. “A perda de peso vai ajudar a moto a contornar curvas com muito mais facilidade e aqueles que testaram já disseram que a moto ficou muito mais nítida.” Estima-se que o “emagrecimento” possa chegar à 8 kg.
Outras fontes dizem que a Honda está tentando deixar a motocicleta mais “visceral” do que a comportada versão atual. È esperado um incremento na potencia do motor de quatro cilindros. O MCN aposta que o rendimento deve ficar na casa dos 180 cv e não superando a barreira dos 200 cv como fazem a Kawasaki ZX-10R, BMW S1000RR e Ducati 1299 Panigale.
Para isso, está sendo projetado um novo sistema de indução de ar (Ram Air), um novo cabeçote, uma injeção de combustível revista além de um novo esquema para reduzir o atrito interno do motor. Para controlar tudo, a afamada Unidade de Medição Inercial (IMU) da Bosch, já presente na Yamaha YZF-R1.
Isso abre a possibilidade de que a Fireblade incorpore os últimos e avançados sistemas de controle de tração, controle anti-wheelie, múltiplas opções de ABS (inclusive em curvas) e modos de pilotagem, assim como a revolucionária suspensão ativa.
A fabricante sueca Öhlins está trabalhando junto à Honda para desenvolver o melhor conjunto para a Fireblade. Eles irão fornecer aos japoneses a ultima versão da suspensão semi-ativa “Smart EC”, vista pela primeira vez na 1299 Panigale S. O sistema permite o ajuste contínuo das suspensões às irregularidades do piso deixando, é claro, a moto muito mais estável.
Finalmente, no design a CBR1000RR terá novidades, mas não espere uma revolução nesse sentido, e sim apenas uma evolução. Segundo os ingleses, o conceito da CBR250RR dá pistas de como a nova geração de motos esportivas da Honda pode vir a ser daqui em diante: faróis estreitos, um encaixe melhor para o piloto e rabeta afilada.