Enquanto a atual Honda CRF1000L África Twin acaba de chegar ao Brasil, novas evidências praticamente confirmam o lançamento de uma nova geração no exterior em 2020. Além de uma nova carroceria, a big trail terá um motor 86 cm³ maior e quatro versões distintas.
As informações são dos norte-americanos da revista Cycle World. De acordo com eles, a Honda utiliza o código “SD09” para o novo modelo, um passo lógico já que o atual (2018–2019) é chamado de SD06, enquanto a versão original (2015–2017) era chamada de SD04.
Como sua sigla sugere, o motor teve a sua cilindrada aumentada de 998 cm³ para 1.084 cm³, o que fará a sua potência crescer de 94 cv para 101 cv, ainda bem longe dos 134 cv da BMW R1250GS e apenas um pouco acima da F850GS. Mas parece que a Honda não pretende entrar em uma “corrida armamentista” com a marca alemã e sim apenas enquadrar a motocicleta às normas antipoluição do Euro5, que passam a vigorar no próximo ano.
Sobre o chassi, tanto seu comprimento quanto a distância entre-eixos devem permanecer inalterados, mas o mesmo não pode ser dito sobre a sua largura, que foi aumentada para 37,8 polegadas em vez das 36,6 polegadas do modelo atual. Isso sugere a adoção de suspensões mais robustas para aumentar a sua capacidade de inclinação nas curvas.
Os norte-americanos não trouxeram fotos ou ilustrações, mas eles apostam que a nova África Twin terá o design completamente remodelado, principalmente no conjunto óptico dianteiro, onde a motocicleta terá faróis mais nítidos e um nariz remodelado. O tanque de combustível será o de 24,2 litros da atual “Adventure Sports” para todas as versões, descartando de vez o antigo de apenas 18,8 litros.
Por falar em versões, a nova África Twin será oferecida em quatro opções no exterior: a básica CRF1100L A2 e a mais esportiva CRF1100L A4 Adventure Sports. Ambas terão versões com o câmbio de dupla embreagem (DCT), respectivamente chamadas de CRF1100L D2 e CRF1100L D2 D4. As principais diferenças são provavelmente uma carroceria mais alta e reelaborada na versão topo de linha.
Na parte eletrônica, espere principalmente por um novo painel digital em TFT que pode ser ligeiramente maior, de 37,8 polegadas ao invés das 36,6 polegadas do modelo atual. Modos de pilotagem, controle de tração e talvez até ABS em curvas estão entre os dispositivos de praxe, além de uma vasta lista de acessórios.
O lançamento oficial ainda é uma incógnita, mas as montadoras geralmente não anotam a potência e o peso até que seus novos modelos estejam praticamente finalizados. Isso indica que a Honda está muito próxima de realizar a apresentação oficial, que pode acontecer no Salão de Milão, em novembro, ou ainda antes.
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