Durante um evento para investidores, a Hero Motor Corp, parceira da Harley-Davidson na Índia, revelou um novo modelo que vai se juntar à X440 existente e que deve chegar às concessionárias em poucos meses.
O anúncio foi feito em uma teleconferência com investidores onde foi surrupiada a imagem acima: no canto superior direito, temos a X440S. Nas últimas semanas, surgiram muitos rumores com o nome “Sprinter” sendo mencionado com frequência.
O que a X440S traz de diferente, não sabemos dizer ainda. Visualmente, ela parece idêntica ao modelo X440 convencional. No glossário da Harley-Davidson, a letra S costuma batizar os modelos com tendência mais esportiva, ou com mais acessórios, sendo associada à palavra Special.
Na verdade, podemos dizer que os modelos 440 são produtos licenciados da Harley-Davidson na Índia. O desenvolvimento, a produção e as vendas ficam totalmente por conta da Hero exclusivamente para o mercado indiano. Nenhum desses modelos está à venda fora desses mercados.
Também existem modelos Harley-Davidson X350 e X550 para o mercado chinês que podem ser considerados. Embora a X350 seja usada nos EUA como moto de treinamento para iniciantes no projeto Harley-Davidson Riding Academy, estas também só estão disponíveis na China.
Com a X440S, a Hero pretende revitalizar a plataforma, que não decolou como o previsto, mesmo sem o nome Harley-Davidson. Sua irmã gêmea, Hero Mavrick 440, fracassou nas vendas e foi retirada do mercado após apenas um ano e meio.
Somadas, as vendas da Harley-Davidson X440 e da Hero Mavrick 440 foram de apenas 14.000 motocicletas no ano passado, insuficiente para o imenso mercado indiano, que despeja cerca de 19 milhões de motocicletas novas todos os anos.
A maior parte das motocicletas vendidas no país são de 125 e 200cc, com a Harley-Davidson X440 atuando no segmento “premium” principalmente contra Triumph Speed 400, KTM Duke 390, TVS/BMW G310R, Bajaj Dominar 400 e Royal Enfield Guerilla 350.