A Honda apresentou hoje (6) o modelo 2025 do scooter aventureiro ADV, que agora conta com novo motor de 160cc, mais potente e econômico, além de diversas outras melhorias.
Introduzido em julho de 2019 na Indonésia, o Honda ADV 150 era uma versão reduzida (e bem mais acessível) do X-ADV 750, o maxiscooter com jeitão adventure que faz um estrondoso sucesso na Europa. Quando chegou aqui em 2021 utilizava o mesmo motor do PCX 150.
No ano passado, chegou a segunda geração, que teve uma reforma completa, incluindo um novo chassi e motor de de 160cc (diferente das CG e Bros), com refrigeração líquida, na qual a Honda reivindica emissões mais baixas, mais potência e melhor consumo de combustível.
Trata-se de um motor com quatro válvulas no monocilindro ao invés de duas. O diâmetro do pistão foi aumentado em 2,7 mm, enquanto o curso reduzido em 2,9 mm, resultando em um aumento de 7,6 cm³ na câmara de combustão, ou seja, 156,9 cm³ (o nacional tem 162,7 cm³).
Assim, eles conseguiram extrair uma potência máxima de 16 cv 8.500 rpm e um torque total de 1,5 kgf.m a 6.500 rotações, ao mesmo tempo em que emite menos poluentes e consome menos combustível. Enquanto isso, o ADV 150 disponibiliza 13,2 cv a 8.500 rpm e 1,38 kgf.m a 6.500 giros.
O chassi foi redesenhado, para acomodar melhor o motor, que fica em uma posição mais baixa, além de aumentar a rigidez e a capacidade de carga. O assento é novo e a sua altura caiu 3 centímetros – facilitando a colocação dos pés no chão, e o seu compartimento comporta 30 litros, dois a mais.
A suspensão Showa manteve os 130 mm de curso da geração anterior, ao passo que na traseira, há um par de amortecedores Twin Subtank Showa, com mola progressiva de três estágios e reservatório separado. As rodas de liga leve são calçadas com pneus on/off de 110/80-14 e 130/70-13.
A frenagem é garantida por um disco dianteiro do tipo wave de 240 mm mordido por pinças de dois pistões. Na traseira o disco, também tipo Wave, tem 220 mm e pinça de pistão simples. O sistema antitravamento (ABS) vem de série.
O ADV 160 está com um design mais agressivo e um para-brisa, de maiores dimensões, que protege melhor os ocupantes das interpéries. A peça permanece com dois níveis de regulagem, que altera em 75 mm a altura da posição mais baixa à mais alta.
O painel digital de LCD é novo e incorpora um conta-giros às diversas informações oferecidas, entre as quais o indicador de consumo de combustível (médio e instantâneo), hodômetro (A, B e Total), velocímetro, nível de combustível, voltímetro, temperatura do ar e aviso para troca do óleo.
Mesmo com essa potência inofensiva, a Honda instalou na motocicleta um sistema básico de controle de tração, o Honda Selectable Torque Control que é visualizado no painel através de uma letra “T” piscante. O recurso pode ser desligado completamente.
O modelo também conta com o Idling Stop System, do PCX 150, que desliga o motor em semáforos, tomada USB para facilitar a recarga do smartphone, iluminação full LED e chave presencial do tipo Smart Ke, que y pode acionar também um útil alarme antifurto.
O Honda ADV 160 2025 chega às concessionárias a partir de dezembro de 2024 nas cores Vermelho Perolizado (Pearl Siena Red) e Cinza Metálico (Iron Nail Silver Metallic). O preço público sugerido é de R$ 24.534,00 (com base em São Paulo-SP), sem despesas extras.