A Suzuki anunciou no começo desse mês a chegada da nova geração da GSX-R 1000 às concessionárias brasileiras. A superbike da marca de Hamamatsu possui novidades em todas as áreas e o preço já foi definido.
Anunciada no Salão de Milão (EICMA) de 2015, a motocicleta só foi aparecer pessoalmente no Salão de Colônia (Intermot) do ano seguinte, com a missão de substituir a muito bem sucedida geração anterior, disponível no mercado desde 2005.
As novidades são mecânicas e principalmente eletrônicas, área que mais evoluiu nos últimos dez anos. O motor, embora seja da mesma cilindrada e configuração (quatro cilindros em linha, 999cc) é totalmente novo.
Além de ser 22,2 milímetros mais curto, 6,6 milímetros mais estreito e 10% mais leve que o anterior, o novo motor também possui válvulas de acionamento variável (SR-VVT), tecnologia trazida diretamente das GSX-RR de MotoGP. A potência é de 201 cv e o torque 11,99 kgf.m.
Na parte eletrônica, a GSX-R 1000 ganhou a badalada Unidade de Medição Inercial (IMU) da Bosch, centralina presente também nas rivais Yamaha YZF-R1, CBR1000RR Fireblade e Kawasaki Ninja ZX-10R, capaz de medir diversos parâmetros da motocicleta.
Isso possibilitou que a GSX-R1000 ganhasse dez níveis de controle de tração, três modos de pilotagem, além de ABS em curvas, quickshifter, controle de largada e suspensão semi-ativa. As bengalas, por sinal, são da marca Showa, modelo Big Piston. Para ler todos os detalhes sobre a motocicleta, clique aqui.
É claro que todas essas atualizações cobraram o seu preço e o valor anunciado pela Suzuki do Brasil é de R$ 73.280,00 pela versão “A” e R$ 84.487,00 pela “R”. No entanto, a marca japonesa preparou um desconto promocional à vista, que chega a R$ 68.000,00 e 78.400,00, respectivamente (sem frete e seguro).