A KTM Super Duke 1290 R ainda é uma moto muito recente e completamente atualizada no mercado atual, mas a marca austríaca já trabalha na sua próxima geração. É o que revela essa foto de um protótipo flagrado em testes.
A imagem foi capturada pelos britânicos do Motorcycle News e revela uma Super Duke R com interessantes mudanças, como um novo braço oscilante de apenas um lado e um quadro, que embora seja de treliça tubular como o atual, parece ter desenho diferente.
As mudanças mais significativas, no entanto, estão no motor. Fica evidente o uso de um radiador maior, assim como de um catalisador, que domina toda a parte debaixo da motocicleta. O propulsor em si, contudo parece ser o mesmo V-Twin LC8 atual.
O objetivo da KTM é claro: adequar a Super Duke R às novas normas antipoluição do Euro5, que entrarão em vigor em todo o território europeu à partir de janeiro de 2020. Mais severas do que nunca, as novas regras estipulam que os motores devem emitir 30% menos do que o já rígido Euro4.
Os engenheiros de Mattingofen trabalham para enquadrar a hypernaked às novas normas sem perder potência, que atualmente gira em torno dos 170 cv. Mas ao invés de desenvolver um novo motor do zero (como fez com a Duke 790), a KTM parece ter preferido continuar com seu comprovadamente confiável V2 atual.
Isso significa que a KTM ainda tem muito trabalho pela frente e não deve lançar a nova Super Duke R antes do final de 2019. Lançada mundialmente em novembro de 2016, o modelo atual está à venda nas concessionárias brasileiras por cerca de R$ 92.000,00.