Foi flagrado rodando em testes um novo protótipo da Ducati que tem tudo para ser a nova geração da Panigale 959. Ao contrário das expectativas iniciais, que apontavam a chegada de um motor V4 menor, o novo modelo deverá manter o propulsor V-Twin.
As fotos descobertas pelos britânicos do Motorcycle News revelam que a Panigale 959 terá muito de seu design baseado na Panigale V4, principalmente no conjunto ótico dianteiro. Mas as carcaças do motor ainda são muito semelhantes às da atual 959, embora mudanças internas sejam prováveis para adequá-lo ao Euro5.
Uma indicação disso é a instalação de um novo coletor de escape, que é fisicamente muito maior que o do modelo atual, mesmo sem o silenciador instalado. É possível que isso, assim como a instalação de novas velas do tipo “Twin Spark”, sejam suficientes para atingir as metas de emissões para os próximos anos.
Outra novidade interessante é a introdução de uma balança monobraço na Panigale 959. O modelo atual é dotado de um braço oscilante convencional e se for confirmado, essa será a primeira vez que o sistema é introduzido em uma Ducati com menos de 1 litro desde a 848 há mais de 10 anos. As rodas parecem ser as mesmas da 1299.
O protótipo testado parecia ser um modelo standard, a julgar pelas bengalas e pedaleiras convencionais instaladas, mas é possível que algumas versões mais bravas, S ou R, sejam disponibilizadas também. O lançamento deve acontecer no Salão de Milão, em novembro desse ano.