Uma BMW K1600 GTL com diversas modificações em relação à versão atual foi espionada em testes pela Europa nessa semana. O novo modelo chega para reforçar a posição da marca alemã frente à Harley-Davidson Ultra Limited e principalmente Honda Gold Wing.
A enorme máquina de seis cilindros em linha é a grande representante da marca alemã no restrito segmento “Super Touring”, aquelas motocicletas para viagens longas que oferecem o mesmo nível de conforto de um carro, praticamente.
Além da K1600 GTL só existem outras quatro motos com a mesma aptidão de devorar a estrada estilosamente: Harley-Davidson Ultra Limited, Indian Chieftain, Indian Roadmaster e Honda GL1800 Gold Wing. A grande cruzadora da marca japonesa já sinalizou que pode vir com mudanças, então a BMW não quis ficar parada.
Em uma rápida olhada, o protótipo espionado pelos britânicos do Motorcycle News possui o mesmo aspecto do modelo atual. As modificações, no entanto, existem e estão nos detalhes. O único elemento inalterado são os faróis, que ficam em um nariz remodelado com extensões maiores de ambos os lados, melhorando o fluxo de ar e reduzindo a turbulência para os passageiros (sim, aqui nem uso o termo “piloto”).
Há também novos espelhos mais aerodinâmicos, assim como um maior para-brisa, certamente de regulagem elétrica. As carenagens em torno do chassi foram remodeladas ganhando contornos mais complexos. O spoiler sob o motor parece mais longo. O tanque naturalmente recebeu o mesmo tratamento, mas a capacidade deve ser a mesma.
Em termos mecânicos, o que mais chamou atenção foi uma cobertura no lado esquerdo inferior, onde está localizada a alavanca de câmbio. Segundo os britânicos isso acontece porque a BMW irá introduzir na K1600 GTL o sistema “Gear Shift Assist Pro”, já disponível na superbike S1000RR e na crossover S1000XR.
Esse sistema atua como uma espécie de quickshifter permitindo trocas de marchas rápidas sem a necessidade de utilizar a embreagem, ao mesmo tempo que levanta a rotação do motor nas reduções. Embora tenha nascido como um dispositivo esportivo, o objetivo aqui é outro: aumentar o conforto para os passageiros, é claro.
Assim como toda BMW, a K1600 GTL é farta em equipamentos eletrônicos. Entretanto o modelo ainda não possui ABS em curvas, o que deve ser providenciado agora. O modelo pode passar a contar também com o “Intelligent Emergency Call”, recurso lançado esse ano, que envia um sinal para uma central de atendimento quando uma motocicleta da marca estiver em apuros na estrada.
Pelas fotos, sem disfarces, nota-se que o modelo está prontíssimo para ser lançado, o que deve acontecer já na próxima semana, na abertura do Salão de Colônia (Intermot), na Alemanha ou então no Salão de Milão, em novembro.