Em 2021, a versão extrema, KTM 1290 Super Duke RR teve todas as suas 500 unidades vendidas em menos de uma hora. Agora, a fabricante austríaca anunciou que mais um lote será feito, com uma estética ainda mais cruel e sombria.
Apresentada em abril de 2021, a 1290 Super Duke RR tem como grande diferencial o uso extensivo da fibra de carbono, que aliviou o peso em 9 quilos (180 kg totais). O material estava por toda a parte, carenagem, subchassi, para-lama, e até no protetor de corrente.
O motor é o brutal dois cilindros de 1.301 cm³ com comando de acelerador 7 graus mais curto e ponteira Akrapovic de titânio, que desenvolve 180 cv de potência máxima e 14,2 kgf.m de torque a 8.000 rpm. Isso significa uma impressionante relação peso/potência de 1:1.
A versão 2023 se diferencia basicamente no estilo, já que adota um visual muito mais sombrio. O esquema de cores é preto brilhante sobre carbono com acabamento fosco, com grafismos em branco mais discretos e detalhes em laranja no quadro, chassi auxiliar e conjunto óptico.
Como esperado, os principais componentes de suspensão vem todos da WP, outra marca que pertence ao universo de Stefan Pierer e cia. Os garfos são modelo Apex Pro 7548 e o amortecedor Apex Pro 7117, ambos naturalmente com regulagens. As rodas são de alumínio forjadas.
As encomendas já estão abertas desde 13 de março no site da KTM. Os austríacos nem disseram o preço e nem precisa. Os seus compradores pagarão o que for preciso para tê-la. Só tem que ser rápido. Mais uma vez, serão apenas 500 unidades disponíveis.