A Ducati revelou a seus fãs mais devotos no World Ducati Week, realizado no último final de semana, uma nova Scrambler Icon que deve ser apresentada no final do ano. Não era permitido tirar fotos, mas já conseguimos algumas informações.
De acordo com os insiders no evento, a nova Scrambler está cinco quilos mais magra, no que se reflete em seu aspecto geral, opticamente esbelta e não mais fofinha e gordinha como até agora. Isso significa, portanto, que a motocicleta emagreceu de 189 kg para 184 kg (sempre com o tanque cheio).
Para isso, os engenheiros de Bolonha tiveram que mexer no quadro tubular de aço, no braço oscilante e nas rodas de alumínio fundido, que são ainda mais delicadas do que antes. O motor V-Twin de 800cc refrigerado a ar e óleo não passou por modificações já que está em conformidade com o Euro5 e pode ser usado inalterado até 2023.
Assim, a Scrambler Icon deve continuar com a mesma potência e torque disponível desde a sua introdução em 2014; cerca de 73 cv a 8.250 rpm e 6,8 kgf.m de torque a 5.750 rotações. Pelos relatos, o silenciador na parte de baixo está maior, mas a ponteira ficou menor.
O guidão e a transição tanque/assento ficaram um pouco mais estreitos, enquanto que o banco traseiro é mais largo na área do garupa. O painel, antes um relógio circular digital de LCD passou para uma tela de TFT maior e quadrada. Os interruptores do guidão receberam um novo design e toda a iluminação é de LED.
Desde que surgiu como uma releitura do clássico modelo de 1963, a Scrambler virou uma verdadeira febre na Europa, onde tem um preço mais acessível. No Brasil, com os quase R$ 65 mil que a Ducati está pedindo, é raro vê-la nas ruas. Por aqui, a onda retrô não pegou tão forte.