Foi flagrado em testes um novo protótipo da Ducati Monster, indicando que a linha pode ter mudanças profundas em breve. Acredita-se que em sua próxima geração, as nakeds virão com novos motores.
O protótipo espionado parecia estar equipado com o mesmo propulsor de 803cc refrigerado a ar que vem na Ducati Scrambler. Trata-se de uma mudança importante, porque até então parecia impensável que as tecnológicas Monster pudessem abdicar da refrigeração líquida.
O que acontece é que as normas antipoluição da União Europeia (Euro4) ficarão ainda mais rígidas nos próximos anos. Isso obrigará o atual motor 821cc da Monster a passar por intensas (e caras) modificações internas para que não haja perda de desempenho.
Parece que esse é um investimento que a Ducati não está muito disposta a bancar. Segundo os colegas norte-americanos do Asphalt And Rubber, os autores do flagra, a Ducati optou por reformular completamente a linha.
A menor das Monster, portanto, poderá trocar o motor 821 de refrigeração líquida pelo 803 arrefecido à ar, que pode ser facilmente enquadrado às novas regras com menos custos. Logicamente o desempenho sairia prejudicado (ficando com em torno de 70 cv), mas, por outro lado, seu preço pode ficar mais em conta, o que abriria um novo leque de consumidores.
Aos “órfãos” do motor 821, que fazem questão de tecnologia e desempenho, a Ducati ofereceria uma Monster intermediária com o mesmo propulsor da Hypermotard 939. Por fim, ainda estaria disponível a Monster 1200cc, topo de linha.
Também foi flagrado em testes nessa semana uma nova Scrambler, com pretensões mais sérias no off-road e maior capacidade para viajar. Ambos os modelos deve ser apresentados oficialmente no Salão de Milão (EICMA) em novembro.