A possibilidade de surgir uma nova Honda CBR600RR está ganhando força. Fontes japonesas relataram que uma moto atualizada eletronicamente e com design inspirado na CBR1000RR-R será revelada ainda este ano.
Agora, a afirmação vem da prestigiada revista norte-americana Cycle World, que teria “fontes bem colocadas” dentro da empresa japonesa. Seria um modelo atualizado e não totalmente novo, com atenção especial ao estilo e à eletrônica para proporcionar uma nova vida útil sem as grandes despesas de um projeto inteiramente do zero.
O “informante japonês” sugere ainda que a atualização pode ser a última para a CBR600RR, porque “está ficando cada vez mais difícil fabricar motores de quatro cilindros de 600cc e econômicos que atendam a restrições de emissões cada vez mais rigorosas”.
Baseado nessas diretrizes, o que podemos esperar? A nova CBR600RR provavelmente deve manter o mesmo quadro e motor de quatro cilindros em linha (121 cv) da geração anterior, obviamente atualizados para as leis antipoluição do Euro5. Isso certamente resultará em um novo escapamento que pode ou não manter-se sob a rabeta, estilo que caiu em desuso nos últimos anos.
Com a Honda gastando horas e horas de trabalho na CBR1000RR-R, faz todo o sentido que o design seja simplesmente transplantado à CBR600RR, principalmente no que concerne aos faróis menores que ladeiam uma entrada de ar. A utilização de asas não está descartada, não por uma real necessidade, mas apelo de mercado.
É na parte eletrônica, no entanto, que devemos ver as maiores novidades. Uma nova unidade de medição inercial é a chave para essas mudanças, habilitando a motocicleta a possuir vários modos de pilotagem, controle de tração, controle de largada, antiwheelie e um painel digital de TFT, recursos que tornaram-se imprescindíveis nos últimos anos.
A Honda tirou a CBR600RR do mercado em 2016 por não atender aos limites de emissões do Euro4. Na época, eles achavam que os custos de desenvolvimento de uma nova máquina não valiam a pena, já que as vendas vinham modestas. Desde então, contudo, a Yamaha apresentou uma nova R6 e a Kawasaki uma ZX-6R atualizada, mostrando que ainda há mercado para as supersports médias.
Eis que chegamos ao segundo ponto importante: quando e como lançar uma nova CBR600RR? Com os principais eventos do ano cancelados, a saída seria realizar um evento online, provavelmente no final da temporada. Mas se a Ducati está se mostrando perfeitamente à vontade com a atual situação, o mesmo não se pode dizer da Honda, bastante discreta em informar suas novidades.