Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Nova BSA Gold Star 650 tem mais especificações divulgadas

Lucas Carioli 31 de março de 2022




No final do ano passado, o Grupo Mahindra anunciou o retorno da lendária marca britânica BSA com uma motocicleta inteiramente nova, a Gold Star 650, mas ficaram faltando informar maiores detalhes técnicos.

A nova BSA Gold Star 650 está programada para chegar aos consumidores em 2021 com produção no Reino Unido, embora seja apenas uma montagem final de kits fornecidos da Índia. O público britânico também deve ser o primeiro a vê-la nas concessionárias. Quanto ao resto do mundo, a incógnita permanece.

Seguindo a receita conservadora da Royal Enfield (com quem deve concorrer), a BSA Gold Star 650 conta com um motor monocilíndrico de 652 cm³ com refrigeração líquida e dupla ignição, capaz de desenvolver 45 cv a 6.000 rpm e 5,6 kgf.m de torque a 4.500 rpm.



Com isso, a Gold Star 650 se encaixa perfeitamente na categoria de condução A2 europeia (para motos até 49 cv) e não está longe em termos de desempenho de suas principais concorrentes, as gêmeas Royal Enfield Inteceptor e Continental GT 650, que possuem um motor de dois cilindros em linha de 48 cv.

O design clássico fica pendurado em uma estrutura tubular do tipo berço duplo de aço, o mesmo material do braço oscilante. A suspensão dianteira é composta por garfos telescópicos convencionais e o sistema de freios conta com apenas um disco. Detalhe interessante: a pinça é Brembo.

Na parte de trás, a Gold Star 650 conta com amortecedores duplos, um de cada lado e também um freio a disco. As rodas, cada uma com 36 raios, utilizam pneus Pirelli Phantom Sportcomp nas dimensões 100/70-18 na dianteira e 150/70-17 na traseira. O ABS é de série (na verdade obrigatório).

Pronta para andar, com todos os fluídos necessários, a Gold Star 650 pesa razoáveis 213 quilos. Cabem 12 litros no tanque de combustível e sua autonomia pode chegar – em teoria – até 357 quilômetros. As cores disponíveis serão o vermelho (Farben Rot), prata (Dawn Silver) e verde (Highland Green).

Você pode dizer que trata-se apenas de uma moto indiana com apliques BSA, mas a Gold Star tem sim alguma personalidade. Cilindros únicos com refrigeração líquida eram e são raros. Desde a década de 1990 até o início do novo milênio, essas construções foram frequentemente instaladas em máquinas de enduro.

Representantes de destaque são a Aprilia Pegaso, BMW G650GS e, a mais conhecida de todas aqui no Brasil, Yamaha XT660 Ténéré. Se você olhar os dados técnicos e fotos, descobrirá muito em comum entre o motor da BSA e os antigos propulsores Rotax, como mesma cilindrada, dupla ignição e design da carcaça, com o cilindro quase vertical.

Em novembro de 2020, Anand Mahindra, bilionário indiano e presidente do Mahindra Group disse que a BSA começará com motores de combustão, mas depois mudará para acionamentos elétricos. Ele começarão em breve a construção de uma instalação de P&D em Banbury, onde a equipe Mahindra Racing já está sediada.




Tags: BSA BSA Gold Star 650 Gold Star 650 Notícias

Continue Reading

Previous: Honda, Yamaha, Suzuki e Kawasaki criam serviço de compartilhamento de baterias no Japão
Next: Ex-proprietário da Norton é condenado a 8 meses de prisão

Leia também

Suzuki: crescimento de 57% no Brasil entre janeiro e maio
  • Notícias

Suzuki: crescimento de 57% no Brasil entre janeiro e maio

13 de junho de 2025
Kawasaki inaugura nova concessionária em Ribeirão Preto
  • Notícias

Kawasaki inaugura nova concessionária em Ribeirão Preto

13 de junho de 2025
MV Agusta detalha processo de reestruturação e planos para o futuro
  • Notícias

MV Agusta detalha processo de reestruturação e planos para o futuro

11 de junho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.