A BMW registrou no escritório de propriedade intelectual da China desenhos de patente que revelam imagens da nova S1000RR. A próxima geração da superbike alemã é uma das novidades mais aguardadas para 2019.
São sete desenhos computadorizados registrados na China em 23 de fevereiro de 2018 e na Alemanha em 23 de agosto de 2017. As imagens CAD detalham o novo design da motocicleta que é praticamente idêntico às fotos de espionagem que publicamos em julho do ano passado.
A nova S1000RR mantém soluções estilísticas do modelo atual, como a carenagem em duas camadas inclinadas à frente lembrando um tubarão. Por outro lado abandonou os faróis assimétricos optando por um conjunto padrão em ambos os lados.
Assim como já suspeitávamos, o motor parece ser completamente diferente. Ainda é um quatro cilindros em linha, mas a disposição do coletor de admissão é outra, com os quatro tubos se fundindo em dois, antes de entrarem em um silenciador bem menor que o modelo atual.
O chassi também apresenta um novo quadro. Embora não esteja totalmente visível nos desenhos, a estrutura parece mais elevada atrás do motor, sugerindo um ângulo de pilotagem mais acentuado. O braço oscilante é outro componente completamente novo.
Da mesma forma, não conseguimos ver o painel de forma muito clara, mas fica evidente de que se trata de um visor retangular inteiramente digital e muito provavelmente de TFT, parecido com o que já foi implementado na linha R1200GS. A atual geração ainda utiliza um mostrador de LCD.
Apresentada em 2010, a S1000RR redefiniu os padrões no segmento das superesportivas e transformou-se na motocicleta favorita dos pilotos. Ao longo da década, a marca alemã apenas refinou o projeto (como na HP4 Race) e assistiu as rivais correrem atrás da lacuna deixada.
Essa lacuna parece ter sido preenchida apenas nos últimos três anos, com a chegada da Yamaha YZF-R1m, da Kawasaki ZX-10RR e da Ducati Panigale V4. Portanto, chegou o momento da BMW apresentar a sua resposta, o que pode acontecer no Salão de Colônia (3-7 de outubro) ou de Milão (6-11 de novembro).