Quando a BMW apresentou a renovada S1000XR no Salão de Milão do ano passado ficou faltando um integrante da linha de quatro cilindros: a S1000R. Agora, parece que a naked alemã finalmente vai ganhar uma nova geração para 2021.
A última edição impressa da revista Motorrad contém uma extensa matéria com um protótipo de S1000R flagrado em testes. A mudança estética mais visível está no conjunto óptico dianteiro, que abandona os faróis duplos e foram substituídos por uma peça única, muito parecido com o da F900R e com um mini para-brisa na parte superior.
Pouco se sabe sobre o motor, mas parece evidente que a S1000R vai ganhar o novo quatro cilindros revelado pela primeira vez na S1000RR em 2018 e incorporado à S1000XR no ano passado (embora sem o ShiftCam). Isso significaria uma potência em torno de 165 cv, com 11,6 kgf.m de torque.
Também é visível nas imagens a adoção de um novo sistema de exaustão, com uma ponteira muito mais compacta. Outra mudança necessária para enquadrar a S1000R às novas normas de emissões de poluentes do Euro5, além de conferir à moto um visual mais moderno.
Naturalmente podemos esperar um novo painel, já que o atual ainda é do tipo misto, com conta-giros analógico e informações em um pequeno painel de LCD. Espere uma nova tela de TFT com conexão com o smartphone e a disponibilidade de uma série de adendos eletrônicos, como quickshifter, controle de largada, antiwheelie, entre outros.
O subquadro também parece novo, semelhante à S1000RR, assim como as rodas e a suspensão. As fotos indicam que trata-se de um modelo ainda em seus primeiros estágios de desenvolvimento, de modo que o lançamento ainda pode demorar um pouco a se concretizar. De qualquer modo, não há mais tanta pressa, já que os principais eventos de 2020 foram cancelados.