Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Inteiramente nova, BMW R12 nineT vem aí para 2024. Veja as fotos

Lucas Carioli 11 de maio de 2023

A BMW Motorrad anunciou hoje (11), os seus planos de substituir a R nineT, em linha desde 2013, pela nova “R12 nineT”, que não se trata de apenas um facelift e sim uma reformulação muito mais abrangente.

Exatamente um ano atrás, em maio de 2022, publicamos que a BMW havia registrado os direitos de uso da sigla R12; na ocasião esperava-se que era uma versão custom com o motor da R1250GS. O que é na verdade, é que os alemães mudaram a nomenclatura e a classificação da série “Heritage”.

A partir do próximo ano, a atualmente chamada linha R nineT será descontinuada substituída pela série R12 nineT. O motivo foi aproximar a sigla da capacidade cúbica do motor, o icônico “boxer” de 1.170 cm³ com refrigeração ar/óleo derivado da antiga R1200GS, que ainda rende muitos elogios.

Mas, além de renomear a linha (composta ainda dos modelos Pure, Scrambler e a Urban G/S), a BMW fez uma atualização completa na roadster, com uma carroceria inteiramente nova, um quadro revisado, além de mudanças eletrônicas e ergonômicas para deixar a moto em dia.

Outras mudanças notáveis a partir do punhado de fotos publicadas incluem novas tampas de motor, nova balança monobraço, amortecedor muito mais inclinado do que antes e novas rodas raiadas de 17 polegadas, que vem com pneus Michelin Road 5, bons em qualquer condição.

De acordo com a BMW, cerca de 106.000 unidades da R nineT foram comercializadas no mundo inteiro desde a sua introdução em 2013 gerando derivadas, como café racers, scramblers e outras. A nova geração visa aproveitar esse sucesso com maior refinamento.

“Tínhamos um design muito bom, mas para o propósito provavelmente nem sempre estava 100% perfeito, e dissemos que precisávamos consertar isso, com um pacote completamente novo, ainda usando nosso motor boxer refrigerado a ar“, disse o chefe de design da BMW, Edgar Heinrich.

“Este era o objetivo principal da nova R nineT”, continuou Heinrich. “Tentamos limpar toda a desordem e torná-la muito mais clara, e torná-la mais dinâmica com uma ergonomia melhorada e uma super dinâmica em termos de pilotagem.”

Nenhuma especificação ou detalhe técnico foi divulgado, mas a BMW Motorrad confirma que a substituição da R nineT vai manter o mesmo motor da R1200GS, porém completamente revisto para atender aos últimos limites de emissões de poluentes.

O lançamento vai acontecer em novembro de 2023, bem na época do Salão de Milão, embora a marca alemã não deva participar. Dada a vasta gama de versões da R nineT anterior, é bastante seguro supor que a R12 nineT dará origem a várias modelos.

Tags: BMW BMW Motorrad Notícias R12 NineT Slider

Continue Reading

Previous: BMW R18 Roctane é apresentada. Veja as fotos
Next: BMW Motorrad abre exposição de aniversário

Leia também

Nova BMW F900R é disponibilizada no Brasil a partir de R$ 71.400
  • Notícias

Nova BMW F900R é disponibilizada no Brasil a partir de R$ 71.400

18 de julho de 2025
Royal Enfield: crescimento global de 17% no primeiro semestre e novo recorde a caminho
  • Notícias

Royal Enfield: crescimento global de 17% no primeiro semestre e novo recorde a caminho

18 de julho de 2025
KTM realiza mais uma venda: o estúdio de design Kiska
  • Notícias

KTM realiza mais uma venda: o estúdio de design Kiska

18 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.