A BMW Motorrad anunciou hoje (11), os seus planos de substituir a R nineT, em linha desde 2013, pela nova “R12 nineT”, que não se trata de apenas um facelift e sim uma reformulação muito mais abrangente.
Exatamente um ano atrás, em maio de 2022, publicamos que a BMW havia registrado os direitos de uso da sigla R12; na ocasião esperava-se que era uma versão custom com o motor da R1250GS. O que é na verdade, é que os alemães mudaram a nomenclatura e a classificação da série “Heritage”.
A partir do próximo ano, a atualmente chamada linha R nineT será descontinuada substituída pela série R12 nineT. O motivo foi aproximar a sigla da capacidade cúbica do motor, o icônico “boxer” de 1.170 cm³ com refrigeração ar/óleo derivado da antiga R1200GS, que ainda rende muitos elogios.
Mas, além de renomear a linha (composta ainda dos modelos Pure, Scrambler e a Urban G/S), a BMW fez uma atualização completa na roadster, com uma carroceria inteiramente nova, um quadro revisado, além de mudanças eletrônicas e ergonômicas para deixar a moto em dia.
Outras mudanças notáveis a partir do punhado de fotos publicadas incluem novas tampas de motor, nova balança monobraço, amortecedor muito mais inclinado do que antes e novas rodas raiadas de 17 polegadas, que vem com pneus Michelin Road 5, bons em qualquer condição.
De acordo com a BMW, cerca de 106.000 unidades da R nineT foram comercializadas no mundo inteiro desde a sua introdução em 2013 gerando derivadas, como café racers, scramblers e outras. A nova geração visa aproveitar esse sucesso com maior refinamento.
“Tínhamos um design muito bom, mas para o propósito provavelmente nem sempre estava 100% perfeito, e dissemos que precisávamos consertar isso, com um pacote completamente novo, ainda usando nosso motor boxer refrigerado a ar“, disse o chefe de design da BMW, Edgar Heinrich.
“Este era o objetivo principal da nova R nineT”, continuou Heinrich. “Tentamos limpar toda a desordem e torná-la muito mais clara, e torná-la mais dinâmica com uma ergonomia melhorada e uma super dinâmica em termos de pilotagem.”
Nenhuma especificação ou detalhe técnico foi divulgado, mas a BMW Motorrad confirma que a substituição da R nineT vai manter o mesmo motor da R1200GS, porém completamente revisto para atender aos últimos limites de emissões de poluentes.
O lançamento vai acontecer em novembro de 2023, bem na época do Salão de Milão, embora a marca alemã não deva participar. Dada a vasta gama de versões da R nineT anterior, é bastante seguro supor que a R12 nineT dará origem a várias modelos.