Mais uma vez foram flagrados rodando em testes, já praticamente sem disfarces, vários protótipos da nova BMW F750GS, assim como de sua irmã maior, F850GS. Isso indica que seu lançamento está próximo e pode ocorrer no final do ano.
De acordo com os britânicos do Motorcycle News, a BMW pretende acrescentar 50cc à capacidade cúbica das motocicletas, o que aumentaria o torque e a potência dos motores, ficando na casa dos 90 cv. Estes também já estariam plenamente de acordo com as novas normas antipoluição.
As mudanças não seriam somente essas, no entanto. Conforme as 11 fotos revelam, o protótipo da F750GS é bem diferente da atual F700GS, com o escapamento trocando de lado, caixa do coletor muito maior, tanque mais alto e robusto e uma traseira mais fina, alta e esguia. O resultado final é uma moto de aparência muito mais agressiva do que o modelo atual.
Há grandes mudanças no chassi, também. O antigo quadro de treliça de aço foi abandonado e deu lugar à um novo de alumínio fundido, que será compartilhado tanto na F750GS quanto na F850GS. O subquadro é outro item revisto contendo, pela primeira vez, pontos de apoio para mochilas e alforjes.
Os britânicos acreditam que haverá três modelos disponíveis: a básica, a intermediária “Exclusive” e a topo de linha, “Triple Black”. A versão de entrada seria consideravelmente mais simples, com rodas fundidas, freios não radiais, suspensões não ajustáveis, ABS básico e apenas dois modos de pilotagem.
Já as versões Exclusive e Triple Black seriam equipadas com suspensões eletrônicas semi-ativas, que ajustam o amortecimento automaticamente enquanto você pilota. O dispositivo é interligado aos modos de pilotagem, que nesses modelos seriam três: Road, Rain e Dynamic. A topo de linha viria ainda com acessórios extras, como faróis auxiliares, protetor de mãos, mata-cachorro, entre outros.
Outro grande destaque das versões Exclusive e Triple Black também deve ser o novo painel digital colorido em TFT, recentemente inaugurado na R1200GS e que será difundido à outros modelos da BMW no próximo ano. A iluminação será toda em LED enquanto que a básica ainda conterá lâmpadas convencionais.
O estado avançado na qual se encontram os protótipos sugere que a BMW deve apresentá-las em outubro, durante o importante Salão de Colônia (Intermot), na Alemanha, ou no prestigiado Salão de Milão, na Itália em novembro.