Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Nova BMW custom deve conter sistema antifurto revolucionário

Lucas Carioli 11 de setembro de 2019


A BMW voltará a oferecer uma motocicleta do estilo custom no próximo ano, que provavelmente será uma das mais caras da linha. Para se precaver, a marca alemã desenvolveu um novo sistema antifurto que promete dificultar muito a vida dos ladrões.

Esses arquivos de patente revelam o que parece ser um sistema embutido na caixa de câmbio da motocicleta, capaz de travar a roda traseira e impossibilitar a sua movimentação com o motor desligado, evitando assim uma das formas mais simples de roubos.

Os arquivos mostram várias versões do projeto, revelando que a BMW pretende adaptá-lo a vários modelos diferentes. A primeira imagem, no entanto, revela o sistema montado em uma motocicleta custom com traseira do tipo “rabo duro”, ou seja, exatamente como o conceito R18 apresentado no início do ano.


Leia também
Protótipo de BMW custom flagrado em testes
Teremos uma nova BMW S1000 XR em 2020?
BMW registra patente de motor supercharger elétrico

Trata-se de um sistema mecânico e eletrônico. A parte física da trava está em uma unidade separada atrás da transmissão. A parte eletrônica (22) consiste basicamente de um solenóide que irá soltar uma lingueta (32) em um dos múltiplos orifícios (34) usinados na junta universal na extremidade frontal do eixo de acionamento.

A patente ainda explica que isso pode ser feito automaticamente com a ignição ou por meio de uma trava remota no estilo chave canivete de carro. Uma vez instalado, não há como acessar a lingueta de travamento e os parafusos anti-adulteração que protegem o sistema irão impedir que a unidade seja removida.

O roubo de motos tornou-se um problema sério nessa década em praticamente todos os lugares do mundo e as montadoras tem se mostrado indiferentes, oferecendo apenas uma arcaica trava de direção ineficaz e talvez um imobilizador para você proteger o seu patrimônio.

Parte integrante de todas as motos novas há décadas, a trava de direção já é essencialmente impotente. Basta olhar para qualquer um dos vários de vídeos de ladrões em ação e constatar que elas podem ser quebrados com o mínimo de esforço, sem deixar nenhuma defesa embutida para impedir que a motocicleta seja levada.

Como a tendência atual nas técnicas de roubo envolve empurrar o veículo para longe, geralmente com outra moto ou scooter, a ideia da BMW pode finalmente dificultar a vida dos ladrões e, com alguma sorte, levar outros fabricantes a entrar em uma batalha para melhorar os sistemas de segurança de suas próprias motos.


Tags: BMW R18 Segredos

Continue Reading

Previous: Veja as primeiras imagens da nova Honda Africa Twin 1100cc
Next: Energica é flagrada testando novidades para 2020

Leia também

Honda vai mostrar conceito retrô CB1000F SE nas 8 Horas de Suzuka
  • Segredos

Honda vai mostrar conceito retrô CB1000F SE nas 8 Horas de Suzuka

15 de julho de 2025
Honda patenteia superbike elétrica 
  • Segredos

Honda patenteia superbike elétrica 

15 de julho de 2025
Aprilia registra sigla “X GP” e logotipo
  • Segredos

Aprilia registra sigla “X GP” e logotipo

15 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.