Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Nova BMW custom deve conter sistema antifurto revolucionário

Lucas Carioli 11 de setembro de 2019


A BMW voltará a oferecer uma motocicleta do estilo custom no próximo ano, que provavelmente será uma das mais caras da linha. Para se precaver, a marca alemã desenvolveu um novo sistema antifurto que promete dificultar muito a vida dos ladrões.

Esses arquivos de patente revelam o que parece ser um sistema embutido na caixa de câmbio da motocicleta, capaz de travar a roda traseira e impossibilitar a sua movimentação com o motor desligado, evitando assim uma das formas mais simples de roubos.

Os arquivos mostram várias versões do projeto, revelando que a BMW pretende adaptá-lo a vários modelos diferentes. A primeira imagem, no entanto, revela o sistema montado em uma motocicleta custom com traseira do tipo “rabo duro”, ou seja, exatamente como o conceito R18 apresentado no início do ano.


Leia também
Protótipo de BMW custom flagrado em testes
Teremos uma nova BMW S1000 XR em 2020?
BMW registra patente de motor supercharger elétrico

Trata-se de um sistema mecânico e eletrônico. A parte física da trava está em uma unidade separada atrás da transmissão. A parte eletrônica (22) consiste basicamente de um solenóide que irá soltar uma lingueta (32) em um dos múltiplos orifícios (34) usinados na junta universal na extremidade frontal do eixo de acionamento.

A patente ainda explica que isso pode ser feito automaticamente com a ignição ou por meio de uma trava remota no estilo chave canivete de carro. Uma vez instalado, não há como acessar a lingueta de travamento e os parafusos anti-adulteração que protegem o sistema irão impedir que a unidade seja removida.

O roubo de motos tornou-se um problema sério nessa década em praticamente todos os lugares do mundo e as montadoras tem se mostrado indiferentes, oferecendo apenas uma arcaica trava de direção ineficaz e talvez um imobilizador para você proteger o seu patrimônio.

Parte integrante de todas as motos novas há décadas, a trava de direção já é essencialmente impotente. Basta olhar para qualquer um dos vários de vídeos de ladrões em ação e constatar que elas podem ser quebrados com o mínimo de esforço, sem deixar nenhuma defesa embutida para impedir que a motocicleta seja levada.

Como a tendência atual nas técnicas de roubo envolve empurrar o veículo para longe, geralmente com outra moto ou scooter, a ideia da BMW pode finalmente dificultar a vida dos ladrões e, com alguma sorte, levar outros fabricantes a entrar em uma batalha para melhorar os sistemas de segurança de suas próprias motos.


Tags: BMW R18 Segredos

Post navigation

Previous Recuperado, Dovizioso se mostra ansioso para GP de San Marino
Next Chefe da Honda comenta situação de Lorenzo: “nossa expectativa é zero”

Leia também

Nova Ducati Panigale V4 R deve ser lançada no final do ano
  • Segredos

Nova Ducati Panigale V4 R deve ser lançada no final do ano

1 de setembro de 2025
Veja como é a moto elétrica que a Honda vai lançar em 2 de setembro
  • Segredos

Veja como é a moto elétrica que a Honda vai lançar em 2 de setembro

29 de agosto de 2025
KTM 490 Adventure pode estar a caminho
  • Segredos

KTM 490 Adventure pode estar a caminho

22 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.