A BMW voltará a oferecer uma motocicleta do estilo custom no próximo ano, que provavelmente será uma das mais caras da linha. Para se precaver, a marca alemã desenvolveu um novo sistema antifurto que promete dificultar muito a vida dos ladrões.
Esses arquivos de patente revelam o que parece ser um sistema embutido na caixa de câmbio da motocicleta, capaz de travar a roda traseira e impossibilitar a sua movimentação com o motor desligado, evitando assim uma das formas mais simples de roubos.
Os arquivos mostram várias versões do projeto, revelando que a BMW pretende adaptá-lo a vários modelos diferentes. A primeira imagem, no entanto, revela o sistema montado em uma motocicleta custom com traseira do tipo “rabo duro”, ou seja, exatamente como o conceito R18 apresentado no início do ano.
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Trata-se de um sistema mecânico e eletrônico. A parte física da trava está em uma unidade separada atrás da transmissão. A parte eletrônica (22) consiste basicamente de um solenóide que irá soltar uma lingueta (32) em um dos múltiplos orifícios (34) usinados na junta universal na extremidade frontal do eixo de acionamento.
A patente ainda explica que isso pode ser feito automaticamente com a ignição ou por meio de uma trava remota no estilo chave canivete de carro. Uma vez instalado, não há como acessar a lingueta de travamento e os parafusos anti-adulteração que protegem o sistema irão impedir que a unidade seja removida.
O roubo de motos tornou-se um problema sério nessa década em praticamente todos os lugares do mundo e as montadoras tem se mostrado indiferentes, oferecendo apenas uma arcaica trava de direção ineficaz e talvez um imobilizador para você proteger o seu patrimônio.
Parte integrante de todas as motos novas há décadas, a trava de direção já é essencialmente impotente. Basta olhar para qualquer um dos vários de vídeos de ladrões em ação e constatar que elas podem ser quebrados com o mínimo de esforço, sem deixar nenhuma defesa embutida para impedir que a motocicleta seja levada.
Como a tendência atual nas técnicas de roubo envolve empurrar o veículo para longe, geralmente com outra moto ou scooter, a ideia da BMW pode finalmente dificultar a vida dos ladrões e, com alguma sorte, levar outros fabricantes a entrar em uma batalha para melhorar os sistemas de segurança de suas próprias motos.