A nova Aprilia RS-GP 2016 finalmente fez sua estreia na pista na última quarta-feira (10), dando algumas voltas no circuito de Aragón, na Espanha. Contudo o novo protótipo não estará presente nos próximos testes pré-temporada, na Austrália.
A nova RS-GP foi conduzida pelo piloto de testes da Aprilia, Mike Di Meglio, que realizou apenas um “shakedown” para a equipe se certificar de que tudo estava funcionando e não havia problemas. O francês, no entanto, acabou sofrendo um pequeno acidente e a equipe precisou encerrar as atividades mais cedo.
Não houve comunicado de imprensa sobre o teste. A moto vai ser lançada oficialmente no final deste mês, junto com as primeiras fotos oficiais. Entretanto, os colegas do GPone já conseguiram o primeiro vislumbre da máquina na foto acima. A aparência lembra muito a Honda RC213V.
O pouco que a Aprilia disse a respeito é que o modelo está 10 kg mais leve. O chefe da equipe, Romano Albesiano chegou a mencionar que o ângulo dos cilindros foi mudado, sem entrar em maiores detalhes. Especulações do paddock acreditam que a angulação do V4 o passou de 65º para 75º e o virabrequim tem rotação contrária, como Ducati e Yamaha. As vantagens são uma melhor manobrabilidade e menor tendência a empinar.
Apesar da expectativa, a Aprilia decidiu correr no próximo teste pré-temporada com o modelo híbrido que vem sendo utilizado desde o início do ano. Os pilotos, Álvaro Bautista e Stefan Bradl devem correr com a nova RS-GP em um teste privado entre os dias 21 e 23 de fevereiro em Losail, no Catar.