A Yamaha vai realizar um Recall com a Tracer 9 GT nos Estados Unidos, nos próximos dias. O problema acontece no punho do acelerador que pode quebrar, se usado para puxar a motocicleta após um tombo.
De acordo com documentos de recall emitidos pela Agência Norte Americana de Segurança no Trânsito (NHTSA), se a manopla do acelerador for usada para puxar a motocicleta que caiu de lado, o tubo pode quebrar na guia devido à força de tração lateral excessiva aplicada a ele.
Segundo a Yamaha, Isso ocorre devido a uma extremidade de aderência projetada incorretamente. Se estiver quebrada, a manopla pode restringir o movimento do acelerador durante a operação resultando em perda de controle e colisão, daí o Recall. A falha atinge 453 unidades fabricadas em 2021.
Para remediar a situação, os concessionários Yamaha nos EUA substituirão gratuitamente a manopla e, se necessário, o conjunto do punho do acelerador. Os proprietários estão sendo aconselhados a não operar sua motocicleta, exceto levá-la até o revendedor autorizado.
Nos EUA, essa campanha de Recall começa amanhã, 10 de março. Mas, como a motocicleta é vendida globalmente com poucas modificações, é possível que o mesmo aconteça inclusive no Brasil. Por aqui, a crossover é vendida a partir de R$ 65.490,00 (sem frete e impostos).