A Yamaha dos Estados Unidos revelou essa semana o modelo 2022 da YZ 125. A pequena off-road foi totalmente redesenhada, o que não acontecia há 15 anos, ganhando um novo motor dois tempos, suspensão aprimorada, freios atualizados, ergonomia otimizada.
Cada parte funcional do novo motor arrefecido a líquido da YZ125 é nova, incluindo o corpo do cilindro, cabeça do cilindro, pistão, pino do pistão, biela, cárter e câmara de expansão. O carburador anterior foi substituído por um Keihin PWK38S de alta precisão com sensor de posição do acelerador e CDI controlado por mapa 3D, que fornece uma resposta do acelerador mais limpa e nítida, além de possuir uma capacidade de controle superior.
Um novo design da entrada de admissão (com válvula de palheta de carbono VForce4) foi introduzido e leva a uma aspiração mais eficiente do motor para uma sensação aprimorada de potência em altos giros. A válvula YPVS também foi redesenhada, assim como o escapamento, mais curto e leve. Embora a Yamaha não tenha declarado os números, eles afirmam que tudo isso contribuiu para aumentar a potência entre médias e altas rotações.
Mais potência precisa de freios melhores e a YZ125 apresenta um disco dianteiros maior, de 270mm com um compasso de calibre mais rígido e um aumento de 30% na área de contato com a pastilha. Na traseira, um rotor redesenhado mantém a mesma potência de frenagem enquanto diminui o diâmetro externo de 245 mm para 240 mm, reduzindo o peso não suspenso sem comprometer o desempenho.
Os garfos invertidos KYB contam com partes internas modificadas para um amortecimento mais preciso e o desempenho em curvas. Um novo assento mais plano e um design de tanque de combustível mais estreito, junto com painéis de laterais melhor integrados e cobertura do radiador mais estreita se combinam para permitir maior liberdade de movimento para frente e para trás, aumentando a confiança do piloto.
A YZ 125 estará disponível em duas opções de cores, a tradicional azul e preta “Monster Energy”, com os grafismos da empresa norte-americana de bebidas energéticas, patrocinadora da Yamaha nas corridas. As entregas nos EUA começam em outubro por US$ 6.899, o equivalente hoje a R$ 36.280,00.