Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Endurance
    • Road Racing
      • Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Recall

Nos EUA, linha BMW R1250GS vai passar por Recall

Lucas Carioli 27 de janeiro de 2023

As concessionárias norte-americanas da BMW Motorrad estão se preparando para iniciar um Recall com os modelos R1250GS e R1250RT. O problema acontece no eixo de entrada da transmissão, que pode quebrar em determinadas situações.

O Recall foi confirmado esse mês pela Agência Norte-Americana de Segurança no Trânsito (NHTSA). Os modelos envolvidos são a R1250GS (tipo K50), R1250GS Adventure (tipo K51) e R1250RT (tipo K52 RTP), cada uma do primeiro ano/modelo, 2019.

Casos têm sido documentados desde outubro de 2020 em países como Itália, Holanda, França, República Checa e Grã-Bretanha. Em alguns desses casos, a roda traseira travou devido à quebra do eixo piloto da transmissão, o que gerou quedas e lesões.

Uma pesquisa sobre a causa do problema foi rapidamente iniciada na BMW, usando máquinas especiais de raios-X e microscópios eletrônicos, bem como várias análises laboratoriais do metal e seu revestimento. O fornecedor da peça, a empresa japonesa Musashi foi incluída, mas não foram identificadas causas ou irregularidades.

Análises posteriores revelaram que o eixo fica sobrecarregado em certas situações, como saltos rápidos entre a rotação do motor e a rotação da roda traseira, durante e especialmente após saltos Off-Road ou quando a roda traseira perde o contato com o solo por um momento.

Tais situações extremas e os picos de carga resultantes no trem de força ocorrem apenas nos modelos citados. De acordo com a NHTSA, um total de 18.489 unidades são afetados nos EUA, cerca de 39.000 na Alemanha e cerca de 250.000 em todo o mundo.

Para remediar a situação, só será necessária uma atualização de software, que envolve o controle de slide da roda traseira (ASC ou DTC). O objetivo é evitar que o motor acelere rapidamente sob carga máxima quando a roda traseira está patinando, reduzindo assim a diferença de velocidade entre o motor e a transmissão final no momento em que o pneu traseiro volta ao solo.

Os proprietários afetados serão informados por escrito pela BMW a partir do final de janeiro de 2023 e convidados a comparecer às oficinas autorizadas. É bem possível que a mesma ação seja feita no Brasil, nos próximos meses, então, você, dono de R1250GS: fique atento!

Tags: BMW BMW Motorrad R1250GS R1250GS Adventure R1250RT Recall Slider

Continue Reading

Previous: Kawasaki do Brasil convoca proprietários de Ninja H2, H2R e H2 SX para Recall
Next: Nos EUA, Suzuki Hayabusa passa por Recall

Leia também

Modelos Kawasaki de motocross passam por Recall no Brasil
  • Recall

Modelos Kawasaki de motocross passam por Recall no Brasil

29 de abril de 2025
Honda GL1800 Gold Wing passa por novo Recall
  • Recall

Honda GL1800 Gold Wing passa por novo Recall

16 de janeiro de 2025
Honda convoca proprietários de CRF 1100L Africa Twin para Recall
  • Recall

Honda convoca proprietários de CRF 1100L Africa Twin para Recall

7 de janeiro de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.