A mais nova motocicleta a enfrentar uma campanha de Recall nos Estados Unidos é a venerada Kawasaki Ninja ZX-10R e sua versão mais brava ZX-10RR. A marca verde descobriu que as engrenagens da caixa de marchas podem se romper se utilizadas com excessiva força.
A falha foi primeiramente descoberta no mercado tailandês, onde a Kawasaki fez uma investigação mais profunda e observou que as engrenagens das marchas 2, 3 e 4 não possuem a rigidez necessária quando utilizadas em modo severo. Com o rompimento, a motocicleta pode travar e ocasionar um acidente.
Dessa maneira, duas reivindicações de garantia já foram feitas para essa questão no Estados Unidos. Como sempre acontece, a Agencia Norte-Americana de Segurança em Ruas e Rodovias (NHTSA) já está ciente da situação e atuando junto à Kawasaki. O Recall afeta 4000 modelos fabricados entre 2016 e 2018 e deve começar hoje (15).
A Kawasaki da América do Norte entrará em contato com os proprietários para agendar a substituição das engrenagens de saída 2º, 3º, 4º e a 2ª engrenagem de entrada, gratuitamente. Como a ZX-10R é vendida praticamente sem modificações no Brasil, é possível que a filial brasileira faça o mesmo nos próximos meses.