Assim como a Yamaha, a Kawasaki apresentou na semana passada a sua linha Off-Road para 2021. Os destaques são uma KX250 totalmente revista e uma KX450 atualizada.
A marca revisou a câmara de combustão do motor de 249 cm³ de quatro válvulas com refrigeração líquida e adicionou uma coroa de pistão mais plana, além de aumentar os diâmetros das gargantas das entradas e saídas de escape.
O sincronismo da árvore de manivelas foi ajustado em três graus e as molas externas das válvulas agora têm uma taxa mais alta, aumentando o limite de rotação em 350 rpm. A parede do cilindro é mais espessa, aumentando a rigidez e melhorando a durabilidade.
Além disso, a biela foi alongada em 3 mm (reduzindo a força lateral nas paredes do cilindro) e a bomba de água para melhorar a eficiência do resfriamento. A ECU foi atualizada e a embreagem hidráulica passou a ter uma única mola de disco cônica em vez de cinco molas helicoidais.
De acordo com a Kawasaki, o novo motor oferece maior potência nas extremidades superior e inferior da faixa de rotações e maior durabilidade. O acionamento também ficou mais fácil graças a uma partida elétrica alimentada por bateria de lítio. As especificações técnicas, no entanto, não foram divulgadas.
O quadro de alumínio e braço oscilante da nova KX250 são inteiramente novos, ambos baseados na KX450. As principais diferenças são as peças fundidas, como o suporte da torre do amortecedor traseiro e os suportes do motor, projetados especificamente para a 250. Isso oferece rigidez aprimorada.
As configurações de amortecimento e rebote das bengalas invertidas Kayba de 48 mm foram revisadas para combinar com o novo chassi, aumentando a absorção e a tração. A suspensão traseira Uni-Trak é nova, com relações de articulação correspondentes à KX450 e com o deslocamento traseiro elevado em 0,2 polegadas.
A KX250 também recebeu um novo guidão Renthal de 1-1⁄8 polegadas, que reduz as vibrações está mais próximo do motociclista para aliviar o peso na roda dianteira, de 21 polegadas. A traseira tem aro 18″. O preço anunciado para o mercado norte-americano foi de US$ 8.299,00 (R$ 44.900).
Depois de ser completamente atualizada em 2019, a KX450 mudou pouco para 2021, mas recebeu a mesma embreagem de mola de disco cônico único e o guidão Renthal da KX250. A Kawasaki também adicionou um revestimento de lubrificante à saia do pistão, para reduzir a fricção e melhorar o desempenho. O preço é US$ 9.399 (R$ 50.848).
Kawasaki KX250 2021
Kawasaki KX450 2021