Os proprietários norte-americanos de Honda NC750X terão que passar nas concessionárias da marca nos EUA. A crossover pode estar com o software do módulo de controle de injeção de combustível programado incorretamente ocasionando um travamento inesperado.
De acordo com os documentos emitidos pela Agência Norte-Americana de Segurança no Trânsito (NHTSA), o software programado de forma incorreta pode resultar em combustível insuficiente ao parar ou acelerar a partir da inércia total, ocasionado no travamento total da motocicleta.
Esse travamento pode acontecer de forma inesperada, de modo que pode criar uma preocupação com a segurança, daí a necessidade de um recall. Eles afirmam que 357 unidades do modelo 2021 da NC750X dotada do sistema de dupla embreagem (DCT) podem estar afetadas pelo problema.
De acordo com a imprensa norte-americana, a American Honda, divisão da marca japonesa nos EUA, descobriu a primeira falha em fevereiro de 2021, no Japão. Depois ainda houve relatos nos mercados europeu e norte-americano, que resultaram em alguns ferimentos.
Para consertar as unidades afetadas, os concessionários Honda reprogramarão o software de injeção de combustível e a transmissão de dupla embreagem, gratuitamente. Espera-se que as cartas de notificação dos proprietários sejam enviadas pelos correios em 7 de janeiro de 2022.
Sucesso mundial desde seu lançamento em 2013, a NC750X também é vendida no Brasil contabilizando 1.870 unidades vendidas entre janeiro e novembro desse ano, de acordo com a Fenabrave. Portanto, os proprietários do modelo mais recente devem ficar atentos a algum chamado da Honda brasileira.