A Harley-Davidson anunciou que está suspendendo hoje (19) todas as montagens e remessas de veículos com exceção da LiveWire pelas próximas duas semanas. Aparentemente a interrupção se deve a problemas na cadeia de fornecedores.
A declaração não fornece maiores informações sobre a natureza exata do referido problema, nem sobre qual fornecedor e/ou peça está envolvida. De qualquer forma, é claramente algo sério o suficiente para resultar no que será uma interrupção de produção de pelo menos duas semanas.
“Esta decisão, tomada com muita cautela, é baseada em informações fornecidas por um fornecedor terceirizado à Harley-Davidson na noite de terça-feira (17/05) sobre uma questão de conformidade regulatória relacionada ao componente do fornecedor“, diz o comunicado.
De acordo com a imprensa norte-americana, no entanto, pode haver mais coisas por trás da interrupção. Quando a estação de notícias local “Fox43″, em York, Pensilvânia (sede de uma das fábricas) conversou com funcionários, eles relataram que o fechamento naquela fábrica duraria “por tempo indeterminado”.
O mercado de ações respondeu com uma queda de 9% no preço das ações da Harley antes da abertura dos mercados de hoje. Problemas da cadeia de suprimentos têm sido um problema para a marca de Milwaukee assim como para todas as fabricantes de motocicletas e muitos outros negócios em vários setores.
Esta também não é a primeira vez que a Harley-Davidson interrompe a produção temporariamente nos últimos tempos. Em março de 2020, a empresa parou todas as suas instalações nos EUA para conter a propagação do coronavírus, que iniciava a sua pior fase no país.