A Honda começou uma grande campanha de Recall nos Estados Unidos e Alemanha envolvendo quase 20.000 motocicletas, modelos GL1800 Gold Wing, CBR1000RR Fireblade e CBR600RR. O problema acontece na bomba de combustível.
De acordo com a imprensa alemã, o impulsor da bomba de combustível pode rachar se for exposto por muito tempo a resíduos de solventes na gasolina. Como resultado, as pás do impulsor podem falhar, fazendo com que o motor pare inesperadamente, uma situação naturalmente perigosa.
142 falhas em bombas de combustível foram relatadas nos EUA desde agosto de 2019, todas sem queda ou danos consequentes devido ao desligamento do motor. Desde então, a Honda tentou descobrir a causa das falhas e só chegou à conclusão no final de 2023 de que o impulsor estava com defeito.
Até o momento, este recall afeta 17.374 motocicletas nos EUA e 2.264 na Alemanha. Todos os modelos citados, fabricadas em 2018, 2019 e 2020 terão que voltar à concessionária onde uma nova bomba de combustível, com um impulsor mais resistente é instalado gratuitamente.
Nos EUA, a Honda que chegou ao ponto de permitir que os proprietários que tiveram uma bomba de combustível com defeito antes da confirmação do recall e a substituíram às suas próprias custas possam recebam o reembolso.
No Brasil, os modelos Gold Wing e CBR1000RR Fireblade chegaram de forma importada, de modo que a bomba de combustível provavelmente é a mesma. É bom os proprietários ficarem atentos a um comunicado da empresa. Faremos o mesmo.