A Ducati dos Estados Unidos anunciou que vai realizar um Recall com a Hypermotard 950. O motivo é o mesmo que já levou outros modelos da marca de volta às concessionárias, o descanso lateral que pode quebrar.
De acordo com documentos de recolhimento protocolados junto à Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA), o descanso lateral pode não ter sido fabricado corretamente. Uma solda inadequada que une o tubo à peça forjada pode afetar a confiabilidade do componente.
Se o defeito ocorrer, o suporte lateral pode quebrar na solda que une o tubo à peça forjada na parte superior e a motocicleta pode cair, mesmo parada, aumentando o risco de lesões. Para remediar o problema, os concessionários Ducati irão instalar um novo suporte gratuitamente.
O problema tem motivado outros chamamentos nos últimos meses. Em dezembro de 2019 a Multistrada 1260 passou por um Recall semelhante envolvendo 493 unidades. Em fevereiro foi a vez da XDiavel (1.601 unidades). Quanto à Hypermotard, 205 motocicletas podem ter sido afetadas.
Lançada no Salão de Milão de 2005, a Hypermotard original tinha um motor V-Twin desmodrômico de 1.078 cm³. Nessa primeira fase (que veio ao Brasil), o modelo durou até 2013. Em 2019, a Ducati relançou a motocicleta com o propulsor Testastretta 11º de 937 cm³, o mesmo da Multistrada 950. Essa não veio para cá.