Poucas coisas são mais aterrorizantes em uma motocicleta do que um estouro de pneu. Por isso, nos EUA, a Continental está realizando recall de quase 70.000 unidades de diversos modelos.
De acordo com os os documentos da Agência Norte Americana de Segurança no Trânsito (NHTSA), o Recall foi emitido devido a possíveis “rachaduras superficiais” nas ranhuras da superfície. A Continental iniciou uma investigação sobre um pneu ContiScoot estourado em fevereiro de 2022 e outros modelos também foram examinados.
Como resultado, o risco de trincas foi identificado nos modelos TKC80, mas também nos modelos ContiGO, K62 e LB. As rachaduras encontradas poderiam ter “mais de 3/16 polegadas” (4,8 mm) o que excede as tolerâncias das Normas Federais de Segurança de Veículos Motorizados dos EUA.
Nos EUA, a Continental Tire the Americas recolheu 57 tipos e tamanhos diferentes de pneus de motocicleta. O principal modelo afetado é o TKC80, um popular modelo do tipo todo-o-terreno com garras bem grossas, que também é instalado de série em novas motos adventure da KTM e BMW Motorrad.
Um total de 68.770 pneus de motocicleta foram produzidos entre 6 de janeiro de 2019 e 30 de abril de 2022, com cerca de 10% deles comprometidos por rachaduras. Todas as unidades afetadas são substituídas por novas, enquanto os pneus já instalados em motocicletas zero quilômetro são substituídos por outros.
Por enquanto o Recall acontece apenas nos Estados Unidos. Ainda não há registros de que o mesmo venha a acontecer na Europa ou no Brasil, mas como os pneus Continental (uma fabricante austríaca) equipa alguns modelos à venda por aqui é bom ficar de olho, nas notícias e nos seus pneus.